Química, perguntado por clashofdamadrugada, 2 meses atrás

(CESESP-PE adaptada) O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição, com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes podemos afirmar que:



a.
A liberação de óxidos de enxofre e nitrogênio proveniente da queima de combustíveis fosseis reage com o vapor de água e forma a chuva ácida que deteriora edifícios e monumentos.



b.
os pesticidas usados na agricultura, embora sejam considerados poluentes devido à sua alta toxidade, apresentam efeito prejudiciais apenas aos ambientes aquáticos e não aos humanos.



c.
A presença de gás carbônico (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e os clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera auxilia na passagem da radiação que vem do Sol e impedem a saída da radiação da Terra resultando em diminuição da temperatura da Terra.

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiagarciawine37
2

Resposta: Letra A.

Explicação: A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
A origem do SO2 pode ser de erupções vulcânicas e da decomposição de restos vegetais e animais. Além disso, o enxofre é um elemento que está presente em combustíveis fósseis usados em indústrias, como o carvão mineral; e em automóveis, como derivados do petróleo, principalmente o óleo diesel. Assim, quando esses combustíveis entram em combustão, são produzidas grandes quantidades de enxofre na forma de seus óxidos.

Esses óxidos reagem com a água, formando ácidos fortes. Por exemplo, quando o SO3 reage com a água da chuva, forma-se o ácido sulfúrico (H2SO4), que é considerado o grande vilão da chuva ácida.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes