Português, perguntado por washingtonying, 1 ano atrás

(CEPBJ) Atente-se ao texto.

A última edição deste periódico apresenta mais uma vez um tema relacionado ao tratamento dado ao lixo caseiro, aquele que produzimos no dia a dia. A informação agora passa pelo problema do material jogado na estrada vicinal que liga o município de Rio Claro ao distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, a reportagem encontrou mais uma forma errada de destinação do lixo: material atirado ao lado da pista como se isso fosse o ideal. Muitos moradores, por exemplo, retiram o lixo de suas residências e, em vez de um destino correto, procuram dispensá-lo em outras regiões. Uma situação no mínimo incômoda. Se você sai de casa para jogar o lixo em outra localidade, por que não o fazer no local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para sua região possa ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo inteligente e de consciência. Olhe o exemplo que passamos aos mais jovens! Quem aprende errado coloca em prática o errado. Um perigo!


Releia o seguinte trecho.

Se você sai de casa para jogar o lixo em outra localidade, por que não o fazer no local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para sua região possa ser para outra.



A ocorrência de um pronome pessoal e de um pronome possessivo nesse trecho deixa claro que o autor
Escolha uma:
a. mistura o tratamento gramatical com o discursivo de maneira incorreta.
b. trata o leitor pela terceira pessoa gramatical.
c. mescla o emprego da segunda pessoa gramatical com a terceira pessoa do discurso.
d. dirige-se ao leitor usando a segunda pessoa gramatical.
e. emprega a primeira pessoa do discurso para tecer sua crítica.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
0
Vamos identificar os pronomes no fragmento abaixo, certo?


Se
você sai de casa para jogar o lixo em outra localidade, por que não o fazer no local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para sua região possa ser para outra.

Pronome pessoal - você (segunda pessoa do discurso)

Pronome possessivo - sua (terceira pessoa gramatical)

Vamos lembrar que as pessoas do discurso são diferentes das pessoas gramaticais. Estas (as pessoas gramaticais) nos orientam quanto à flexão do verbo. 

Embora "você" (com quem eu falo?)  seja o pronome de segunda pessoa, deve-se utilizar como concordância a 3ª pessoa gramatical, no caso "sua".  Mas tanto "você" quanto "sua" pertencem à terceira pessoa gramatical.

Então, alternativa correta é:

b. Trata o leitor
(com quem eu falo) pela terceira pessoa gramatical.




waltercaminha: Sendo "você" segunda pessoa do discurso E terceira pessoa gramatical (flexão verbal em 3p.s.), e "sua" também terceira pessoa gramatical, a resposta correta é letra B, mesmo que por eliminação. Ambos são terceira pessoa gramatical.
Kfranco23: Ok. Faz sentido. Obrigada.
Kfranco23: Solicitei moderação para corrigir essa resposta.
Perguntas interessantes