CEP-BJ) Leia o texto a seguir.
Doutor Moreno, meu nome é Irene; eu sou professora de alemão e estou com uma enorme dúvida na gramática portuguesa, com relação ao verbo conhecer. Quando eu converso com uma pessoa e quero dizer que a conheço, qual é a forma correta? “Eu LHE conheço” ou “Eu A conheço”? Existe uma variação do pronome em relação ao tratamento mais formal? Muito obrigada!
Minha cara Irene: a tua “enorme” dúvida é bem pequenina… O verbo conhecer é um transitivo direto, e, portanto, recebe o pronome oblíquo O (feminino, A): “Eu O conheço” (homem), “Eu A conheço” (mulher). É claro que estamos falando do registro culto, onde O representa especificamente objetos diretos, enquanto LHE representa objetos indiretos.
No registro popular, no entanto, onde não existe essa consciência da sintaxe (quem sabe o que é objeto direto ou indireto?), é natural que o uso desses pronomes tenha sofrido uma enorme alteração. Em primeiro lugar, o Português falado no Brasil simplesmente eliminou o pronome O, passando-se a usar ELE como complemento de verbos transitivos diretos: “Eu vi ele”, “Encontrei ela”, etc., prática ainda inaceitável na linguagem culta. Em segundo lugar, o LHE desvinculou-se totalmente de sua função sintática original e passou a ser empregado apenas como forma respeitosa de tratamento. Enquanto se usa “eu TE conheço”, “eu TE vi” para uma pessoa íntima, prefere-se “eu LHE conheço”, “eu LHE vi” para uma pessoa de maior hierarquia ou cerimônia — outra prática ainda considerada inaceitável no registro culto, que aqui exigiria “eu O conheço”, “eu O vi”, etc.
Professor Moreno, em sua explicação, faz uma clara diferença entre registro popular e registro normativo, ou seja, a língua usada pelos falantes diariamente e a língua prescrita pela gramática tradicional. A seguir, você encontra trechos de músicas em que os autores empregaram o pronome lhe. Assinale aquele em que foi mantido o registro normativo em seu emprego.
Escolha uma:
a. Falados os segredos calam
E as ondas devoram léguas
Vou lhe botar num altar
Na certeza de não apressar o mundo
Não vou divulgar
Só do meu coração para o seu
(Pecado é lhe deixar de molho, Marisa Monte)
b. Lá onde o vento vai dar
Onde a nuvem beija o mar
Onde fica o fim do mundo
Onde o escuro é mais profundo
Eu estou a lhe esperar
(A lhe esperar, Os Paralamas do Sucesso)
c. A vida é feita de atitudes nem sempre decentes
Não lhe julgam pela razão, mas pelos seus antecedentes
É quando eu volto a me lembrar
Do que eu pensava nem ter feito
(Aquela paz, Charlie Brown Jr.)
d. Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei...
(À primeira vista, Chico César)
e. Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você
(Como é grande o meu amor por você, Roberto Carlos)
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
luan797972:
LETRA C
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás