ENEM, perguntado por Gustavogames6800, 6 meses atrás

Categoria: Autor: 3º Bim - Língua Portuguesa - O ultrarromantismo (2ª série) Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais. Assinale a alternativa que completa adequadamente a asserção: O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença. Etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade. Egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero. Teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança. Egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro. Assinale a alternativa correta. A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em: três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social. Duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista. Três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental. Quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva. Duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista. "Já de morte o palor me cobre o rosto Nos lábios meus o alento desfalece. Surda agonia o coração fenece E devora meu ser mortal desgosto! do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!. Já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece. Eis o estado em que a mágoa me tem posto!" A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Alvares de Azevedo prende-se ao: idealismo amoroso. Saudosismo inconformado. Misticismo religioso. Negativismo filosófico. Mal do século.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruieduardmariaalice
9

Resposta:

Categoria: Autor: 3º Bim - Língua Portuguesa - O ultrarromantismo (2ª série) Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais. Assinale a alternativa que completa adequadamente a asserção: O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença. Etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade. Egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero. Teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança. Egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro. Assinale a alternativa correta. A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em: três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social. Duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista. Três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental. Quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva. Duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista. "Já de morte o palor me cobre o rosto Nos lábios meus o alento desfalece. Surda


tiaguinho1999: faz mais gracinha pra vc vê
Respondido por jalves26
2

A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Alvares de Azevedo prende-se ao:

Mal do século.

Explicação:

O "mal do século" é uma expressão usada para se referir ao sentimento de pessimismo, melancolia, desilusão, dor existencial, sofrimento.

Essas são características da 2ª geração do Romantismo, também chamada de ultrarromantismo ou sentimentalismo, marcada pela forte presença do tédio, pessimismo, solidão, desejo da morte, etc.

Alvares de Azevedo foi o mais importante poeta dessa geração.

O sentimento de melancolia e desagrado com a vida e a crença da morte como única solução para os problemas eram as principais características do ultrarromantismo.

Muitas vezes, a ideia que o eu poético apresenta nos poemas era a de que morte poderia ser a solução dos problemas; a redentora, pois livraria o eu lírico do sofrimento.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/18833839

Anexos:
Perguntas interessantes