Administração, perguntado por sandranh, 1 ano atrás

Carga tributária sobe em 2018 e atinge 33,58% do PIB, estima Tesouro

O peso dos tributos sobre a economia subiu no ano passado. Em 2018, a carga tributária equivaleu a 33,58% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), segundo estimativa divulgada hoje (28) pelo Tesouro Nacional. Em 2017, a carga tributária, conforme a metodologia usada pelo Tesouro, tinha ficado em 32,62%. O indicador é o maior desde 2010, quando o órgão começou a calcular a estimativa. O número oficial da carga tributária só será calculado pela Receita Federal em outubro e divulgado próximo do fim do ano. No entanto, o Tesouro precisa fazer um cálculo preliminar em março para repassar os dados à Controladoria-Geral da União (CGU), que usa a carga tributária para avaliar as contas do presidente da República. Segundo o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, que apresentou a estimativa, a carga tributária decorreu da recuperação da economia. Isso porque, no ano passado, a arrecadação cresceu acima do PIB não apenas na União, mas nos estados. “Os dados mostram que a arrecadação está se recuperando e que o problema fiscal do Brasil está claramente ligado à despesa”, declarou.

A partir dos textos, avalie as afirmações a seguir.

I. É possível observar que há uma relação clara entre o crescimento do PIB e a arrecadação tributária considerando o período de 10 anos evidenciado pelos gráficos acima.
II. Verifica-se que após 2014 houve um aumento gradual da participação tributária sobre o PIB enquanto o crescimento brasileiro era de negativo a inexpressivo, denotando dessa forma que o governo não conteve os gastos apesar do resultado econômico.
III. Nos períodos posteriores a 2016 o governo começou a arrecadar mais e isso se deveu basicamente a melhora na situação econômica do país que voltou a crescer.

É correto o que se afirma em

II e III, apenas.

I e II, apenas.

III, apenas.

I, apenas.

I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandramach
56

A alternativa correta da questão é a I e II, apenas.

Embora a questão não traga nenhum gráfico, baseado em conhecimentos prévios sobre o assunto, o produto Interno Bruto (PIB) não tem apresentado crescimento nos últimos 10 anos, muito pelo contrário; houve uma queda considerável no PIB, desde 2014.

O fato de haver uma arrecadação tributária maior, não significa que está atrelada ao crescimento do PIB, mas, sim, à necessidade do Estado em pagar as dívidas públicas.

Assim, apesar do crescimento brasileiro ter sido de negativo a inexpressivo, representa uma incontinência do governo frente aos gastos públicos.

Espero ter ajudado!

Respondido por josidavid2000
145

Resposta:

Alternativa correta é somente a III

Explicação:

Perguntas interessantes