Caracterize o neocolonialismo na África no século xix
Soluções para a tarefa
Resposta:
O neocolonialismo foi um ciclo imperialista que levou os países europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios em suas colônias. A ocupação desses continentes aconteceu no processo de crescimento industrial vivenciado pela Europa após a Segunda Revolução Industrial, no século XIX...
Os interesses das potências europeias pela África resultaram na realização da Conferência de Berlim, entre 1884-1885.
- Os principais países colonizadores foram: Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha e Itália.
- As principais regiões colonizadas foram: continentes africano e asiático (principalmente China, Índia e ilhas do Pacífico).
- O Estado contou com o apoio dos monopólios capitalistas no processo de colonização. As grandes empresas estavam interessadas na obtenção de matérias-primas baratas, fontes de energia e ampliação do mercado consumidor.
- Houve, nesse processo, a exportação da cultura europeia (eurocentrismo) para as regiões colonizadas e total desrespeito à cultura nativa dos povos africanos e asiáticos.
- Implantação do modelo econômico capitalista nas regiões colonizadas.
- Houve muita violência nesse processo, principalmente por parte dos europeus, com o objetivo de evitar e sufocar revoltas coloniais de resistência. Os países europeus deslocaram soldados para as regiões colonizadas para garantir a dominação através da força.