Cada organização pode utilizar de um arranjo físico que considere mais adequado para seu processo. A Krug Cervejaria pensou nisso e resolveu investir em um novo arranjo:
Com fábrica em Nova Lima, polo cervejeiro do Estado, a Krug vai investir R$ 3 milhões em ampliação da produção, readequação da fábrica e automação dos processos. Hoje, a empresa produz 300 mil litros de cerveja por mês e vai passar para 400 mil litros.
“Compramos três tanques de 18 mil litros cada e estamos mudando o layout da fábrica para agilizar os processos. Além disso, vamos automatizar uma parte da produção, que vai se tornar mais eficiente”, diz o sócio da cervejaria, Alexandre Bruzzi.
MORAES, T. Cervejarias artesanais ignoram crise. Hoje em Dia, 22 out. 2019. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2020.
Com base nesse exemplo, assinale a opção a seguir que corresponde ao tipo de arranjo físico que poderá ser o mais adequado para a respectiva empresa citada:
Um programa de recadastramento para eleições poderá usar de um arranjo celular.
Uma mercearia poderá utilizar o arranjo físico por produto.
Um buffet de comida caseira, o mais adequado seria um arranjo físico posicional.
Uma fábrica de motos utilizará o arranjo físico por produto.
Um laboratório de análises clínicas de animais utilizará um arranjo físico posicional.
Soluções para a tarefa
Resposta: D Uma fábrica de motos utilizará o arranjo físico por produto.
Explicação:
Arranjo Físico Posicional
O arranjo físico posicional tem como característica chave concentrar o centro operacional em uma posição apenas e, assim, fazer com que todo o resto tenha que se deslocar até esse ponto.
Alguns exemplos de setores que aplicam essa forma de arranjo são bem perceptíveis e de fácil identificação, como a construção civil, onde os operários trabalham em função de uma obra pelo fato de ser algo muito grande para ser deslocado. No setor de produção de aviões ou cargas de grande porte, esse formato de arranjo também é muito perceptível, devido ao alto peso ou volume do produto.
Entretanto, o arranjo físico posicional possui algumas desvantagens em relação às outras proposições possíveis, como baixa eficiência e produtos únicos ou com baixa variedade, muito comum no meio artesanal.
Arranjo Físico por Produto
Constantemente o arranjo físico por produto também recebe o nome de arranjo linear ou linha de produção, e engloba localizar os recursos produtivos transformadores, segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado. Sendo assim, é normalmente visto em produções em massa com baixo grau de variedade como, por exemplo, a fabricação de automóveis populares.
Vale destacar que o tipo de arranjo físico adotado pode impactar significativamente nos custos da operação produtiva, e causa muitos prejuízos quando é ineficiente e favorecendo a produtividade quando bem aplicado. Entretanto, possui uma série de vantagens, como o alcance de grande produtividade e fácil controle da mesma.
Arranjo Físico Celular
No arranjo físico celular os recursos transformados se deslocam ao longo dos locais onde os recursos transformadores estão dispostos para cada etapa específica do processo, ou seja, células.
Esse tipo de arranjo, portanto, visa a eficiência sem abrir mão da flexibilidade. Dessa maneira, possibilita a união de recursos, que não necessariamente são similares, mas que possuem etapas semelhantes de processamento.
Isso garante pontos interessantes ao espaço físico, como o trabalho em grupo valorizado, maiores movimentações dos colaboradores e estoques mais baixos. Porém, isso pode gerar alguns gastos não planejados no rearranjo tradicional, exige uma mão de obra qualificada e um nível de utilização de recursos mais baixos.
Além disso, o arranjo físico celular é muito comum nas maternidades dos hospitais e shoppings e no setor da praça de alimentação, por exemplo.
Arranjo Físico por Processo
O arranjo físico por processos é muito utilizado em hospitais, em que ocorre a divisão por setores, como pediatria e oftalmologia. Também ocorre a divisão por processo, direcionando os pacientes à área específica conforme sua necessidade.
Como as demais opções de arranjos físicos por processos, esse modelo possui vantagens e desvantagens muito características. Entre elas estão a flexibilidade para atender a demanda de mercado, além de atender produtos diversificados em quantidades variadas ao mesmo tempo.