História, perguntado por ingridlisboa9715, 1 ano atrás


Bem-vindos ao fórum de discussões da disciplina História Medieval.

O tema proposto para esse debate é Império e Religião na Era Bizantina, que tem íntima relação com a nossa disciplina.

Para o desenvolvimento de nossas reflexões, proponho a leitura do seguinte artigo:

TAMANINI, Paulo Augusto. O rito na Era Bizantina e a aliança entre o Império e a Religião. Revista Diálogos Mediterrânicos, n. 10, pp. 158-173, jun. 2016. Disponível em: Acesso em 30 set. 2019.

Nesse artigo, o autor analisa o Império e a Igreja protomilenar bizantina como instituições de poder, um empreendimento dotado de historicidade, percurso e lastro documental. Para tanto, se utiliza dos ritos, já que tanto a Igreja quanto o Império bizantinos se escoravam na compreensão de um poder comungado entre rei e o bispo.

A partir dessa leitura, responda a seguinte pergunta: Quais personagens estavam em aliança na era Bizantina e quais eram as suas responsabilidades? De que maneira os ritos demonstravam essa aliança?



Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

Na Era Bizantina (ou seja, o período em que o Império Romano do Oriente sobreviveu à queda do Império Romano do Ocidente, o que englobou toda a Idade Média) a aliança política que mantinha aquela sociedade era representada pela aliança entre o Imperador (representante dos nobres) e o Patriarca (representante do Clero).

Os ritos políticos bizantinos, que serviram de influência para os ritos do feudalismo, representavam a ideia de que Deus havia posto em posição de poder o próprio Imperador, de modo que a sua autoridade política era inquestionável, e o Imperador usava este poder para proteger a Igreja.

Perguntas interessantes