Basicamente, existem três tipos de ação gênica: aditiva (cada alelo contribui com um pequeno efeito fenotípico, o qual é somado aos efeitos dos demais alelos), dominante (nessa situação é utilizada a contribuição de cada loco e não de cada alelo, sendo que, o alelo dominante prevalece no valor de cada loco quando ele está presente), sobredominância (o desempenho do heterozigoto ultrapassa o limite dos homozigotos e, novamente, o valor do loco como um todo é contado para formar o fenótipo). PUPIN, Silvelise. Leis da genética e aplicabilidade na agronomia. Unidade 1 - Seçao 3. Londrina: Editora e distribuição Educacional S. A., 2018. Considerando um loco Aa e, em termos numéricos, vamos adotar que o alelo “A” contribua com 50 unidades para o fenótipo e o alelo “a” contribua com 20 unidades. Considerando ação do tipo aditiva, assinale a alternativa que apresenta quantas unidades terá o fenótipo oriundo do genótipo AA. Escolha uma: a. 100 unidades. b. 50 unidades. c. 40 unidades. d. 80 unidades. e. 90 unidades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A resposta correta é a lera A, que aponta a quantidade de unidades terá o fenótipo oriundo do genótipo AA, que vendo a interação entre esses genes como aditiva aponta que os alelos contribuem com uma parte, assim apontando que o fenótipo sera de 100 unidades.
Logo como dito no enunciado a interação aditiva o efeito fenotípico, é somado aos efeitos dos demais alelos, assim somando as unidades dos alelos e assim formando o fenômeno.
lemfranco:
Letra A - 100 unidades
Respondido por
8
Resposta:
100 unidades
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
Direito,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás