Baseado no conteúdo da vídeo-aula nº 4, faça um comparativo com as ferramentas Análise de risco: FMEA e HAZOP, analisando ao menos 3 pontos fortes e 2 pontos fracos de cada ferramenta.
Soluções para a tarefa
HAZOP (Hazard and Operability Studies) se trata de uma ferramenta de análise de risco cujo foco é reconhecer possíveis perigos e problemas de operabilidade em uma instalação.
Como vantagens do HAZOP, podemos citar sua sistematicidade, abrangência na identificação e delimitação de problemas e sua capacidade de identificar a solução para determinado problema. Entretanto, como desvantagem do HAZOP temos a necessidade de uma equipe multidisciplinar experiente e a exigência de maior tempo para sua efetivação.
Já o FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) visa identificar, delimitar e relatar as falhas que o processo gerou, assim como suas consequências e causas.
Entre as vantagens do FMEA, podemos citar o foco na prevenção de agravos futuros, melhora a qualidade e a segurança do processo e diminui a possibilidade de que o mesmo tipo de falhar venha a acontecer no futuro. Entretanto, o FMEA depende muito da experiência da equipe e de dados que possam ser analisados.