Biologia, perguntado por GuiIherme666, 1 ano atrás

B) No quadro acima podemos observar que as difetentes enzimas atuantes no processo de digestão tem ação em ph diferentes, por que ?

C) No refeitório de uma escola, foram servidas aos alunos porções de arroz, feijão, batata - doce, carne, alface, tomate e de sobremesa, salada de frutas. Em relação ao trajeto desses alimentos pelo sistema digestório, quais enzimas, citadas no quadro acima, atuaram na digestão do arroz, do feijão e da batata - doce (alimentos ricos em amido) ?

D) As enzimas responsáveis por degradar as principais macromoléculas da carne atuam em qual ph ? quais são essas enzimas ? explique a ação digestório dessas enzimas.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por NerdeXhouse
258
Olá!

B) Tem ação em ph diferentes pois: Cada enzima atua em um determinado tipo de alimento, onde cada alimento depende de um grau de ph diferente.

C) Foram as enzimas: Ptialina, Pepsina e Lípase.

D) Atuam em ph ácido.
Enzimas: Pepsina e a Tripsina.
Elas quebram as proteínas trnasfomando-as em aminoácidos, para depois serem reconstituídos em proteínas.
Respondido por edjannykmll
7

Resposta:

b ) Porque o pH é um fator que interfere na atividade enzimática. Cada enzima tem sua atividade máxima em um determinado pH. Se a enzima não estiver presente em um pH favorável, essa atividade é reduzida.

c ) As enzimas que atuaram na digestão do amido presente no arroz, no feijão e na batata-doce foram a amilase salivar, secretada pelas glândulas salivares, e a amilase pancreática, secretada pelo pâncreas, as quais quebram o amido (polissacarídeo) em dissacarídeos.

d ) As enzimas responsáveis pela digestão das principais macromoléculas que constituem a carne atuam em pH em torno de 1,5 a 2,0, 7,0 a 8,0. A proteína, uma das macromoléculas que constituem a carne, é, primeiramente, quebrada em peptídeos por ação da enzima pepsina, que atua em pH ácido, no estômago. Em seguida, essa proteína continua sendo quebrada em peptídeos, no intestino delgado, em pH neutro a alcalino, por ação da tripsina e da quimiotripsina. Ainda no intestino delgado, os peptídeos são, então, quebrados em aminoácidos por ação das peptidases, que atuam em pH em torno de 7,6. Outra macromolécula que constitui a carne é a gordura; ela é quebrada em ácidos graxos e glicerol, no intestino, por ação das lipases, as quais atuam em pH neutro a alcalino.

Perguntas interessantes