b- Em Platão, o critério para definir o grau de aptidão dos cidadãos é o intelectual, mediante o desenvolvimento educacional. Em nossa realidade atual, as diferenças entre as classes sociais são definidas
por critérios econômicos, e não políticos. De que maneira a educação pode atuar de modo de modo a modificar essa realidade? No Brasil, em que medida a educação pode modificar a realidade social? Argumente.
Soluções para a tarefa
Existe, atualmente, dentro da nossa educação, uma divisão categórica e intrínseca, ainda que subjetiva, de posições, cargos, poderes e afins. A desigualdade no sistema de ensino é evidente, basta verificar que o número de pessoas que entram em universidades, públicas e particulares, são em sua grande maioria constituídas por pessoas da classe média, ou que estudaram a vida toda em escolas particulares. Talvez, se a educação no Brasil agisse de modo a investir e realmente beneficiar os estudantes do ensino público, este caminho seria mais aplainado. Se as universidades públicas fossem voltadas às pessoas com menos condições financeiras e que sempre fizeram uso da rede pública de ensino ao invés das que têm possibilidade de ingressar em universidades através de bolsas ou custeando-a. Mas este é apenas um dos caminhos. É necessário fundamentar dentro dos princípios sociais, desde a formação do indivíduo, que as diferenças existem, mas que cada um tem seu espaço dentro da sociedade que importa ao desenvolvimento econômico e social.