Avalie as seguintes sátiras:
I) De acordo com a estatística, se um sujeito está com a cabeça em um forno e os pés enterrados no gelo, na média está tudo bem.
II) Em uma bela tarde, três estatísticos foram caçar patos. O primeiro estatístico atirou e sua bala passou 6 metros acima do pato. O segundo estatístico atirou e sua bala passou 6 metros abaixo do pato e nessa mesma hora o terceiro estatístico gritou todo animado: “PEGAMOS ELE!!!”
Estas sátiras expõem de uma maneira cômica algumas limitações encontradas nas análises estatísticas. Pontos para discussão:
1) Utilizando os conceitos aprendidos até agora para ajudar na interpretação, qual equívoco da aplicação da Estatística pode ser percebido nas sátiras I e II?
2) Quais cuidados devem ser tomados para evitar interpretações como as apontadas nas sátiras I e II?
3) Dê exemplos de outros problemas que podem surgir com a utilização inadequada da Estatístic
Soluções para a tarefa
Olá Walace, boa tarde!
a) Nas sátiras I e II, observa-se o equívoco da aplicação da estatística com a utilização exclusiva do conceito de média aritmética. Se a cabeça está em um forno e os pés no gelo, não há como utilizar a média de temperatura para de concluir que "está tudo bem". O mesmo se aplica à caçada de patos, pois a utilização da média das distâncias dos tiros não corresponde a um tiro certeiro que pegaria o pato.
b) Para se evitar interpretações equivocadas, como as apresentadas nas duas ilustrações, deve-se ter o cuidado de adotar outras medidas juntamente com a média, tais como a mediana ou o desvio padrão.
c) Outro exemplo de mau uso da estatística, apenas considerando a média, pode ser: "Em uma população existem 100 gigantes de 2,5 m e 50 anões de 0,5 m. Portanto, conclui-se que a média de estatura dessa população é de 1,83m".
Espero ter ajudado!