Autor, texto e leitor estão sempre conectados de alguma maneira, por meio da leitura. O autor, ao escrever o texto, está conectado ao leitor, pois ele será o receptor do seu escrito, é para ele que escreve e é por meio dele que a obra ganha vida, recebe novos olhares e ampliação da sua significação. O leitor, ao ler a obra escrita pelo autor, amplia seus horizontes, modifica seu olhar e se constrói. Quanto à relação entre o autor, o texto e o leitor, analise as seguinte sentenças:
Soluções para a tarefa
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
A construção da escrita e da leitura ocorre de forma dialética, em que envolve a determinação do caráter da produção, assim como, seu significado. Em que um diálogo do tipo constante é estabelecido entre o autor e o leitor.
No decorrer da leitura de uma obra, o leitor realiza a concretização para o autor, visto que é através do leitor que a obra alcança as significações. A construção da proposição da obra e das respostas dos leitores resulta no significado do texto.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
I- A escrita e a leitura são construídas dialeticamente, determinando o caráter da produção, bem como seu significado. Desse modo, um diálogo constante se estabelece entre autor e leitor. O autor com o leitor constituem-se social e historicamente e são inseparáveis.
II- Ao ler uma obra, o leitor a concretiza para o autor, pois é por meio do leitor que a obra adquire significações.
III- Uma visão romântica aproximou o autor do leitor, uma vez que as palavras do autor eram incontestáveis. A partir da crítica contemporânea, essa concepção começa a perder validade.
IV- O significado do texto é construído entre a proposição da obra - a vontade do autor - e as respostas dos leitores, por meio da estética da recepção. Com base nisso, forma-se a tríade: autor, obra e leitor, sendo que a figura desse último passa a ser central.
RESPOSTA: As sentenças I, II e IV estão corretas.
Explicação: