Português, perguntado por Hope0710, 1 ano atrás

“(Aurélia) Recebeu uma carta anônima. Comunicavam-lhe que Seixas a tinha abandonado por um dote de trinta contos de réis. Acabando de ler estas palavras levou a mão ao seio, para suster o coração que se lhe esvaía.
(...)
Que pungente colisão! Ou expelir do coração esse amor que tinha decaído, e deixar a vida para sempre erma de um afeto; ou humilhar-se adorando um ente que se aviltara, associando-se à sua vergonha”
(José de Alencar, Senhora)
Considerado o ideário do Romantismo e o romance Senhora como um todo, o trecho acima:

A) apresenta postura aceitável do personagem Seixas, movido por interesses materiais.

B) antecipa a força do amor como móvel a comandar as atitudes dos dois personagens.

C) revela o sofrimento da personagem Aurélia, que, em conflito interno, chega mesmo a admitir, por um instante, em nome do amor, a humilhação.

D)coloca o sentimento amoroso como capaz de superar todas as dificuldades e obstáculos.

E) expressa o momento em que tanto Seixas quanto Aurélia se afastam do ideal romântico que coloca o amor como fundamental.

Soluções para a tarefa

Respondido por artpoker
8

RESPOSTA LETRA C

O texto expressa a “colisão” dos sentimentos de Aurélia diante da atitude de Seixas e revela que, ainda que por momentos, ela cogitou de humilhar-se diante de Seixas, postura que, no entanto, ela não manteria.

Evidentemente, o ideário romântico torna inaceitável o comportamento de Seixas. A passagem não antecipa o final do romance, que coloca a força do sentimento amoroso como móvel de superação do conflito entre os personagens. Ainda quanto ao ideal romântico, não se pode afirmar que Aurélia dele se afasta, mas sim que sofre por ele.

Perguntas interessantes