Auguste Comte nasceu em família católica, com a qual manteve relação conflituosa. Entre as contribuições que deixou está a filosofia positiva, que asseverava que o estado mais avançado do desenvolvimento do espírito humano é o estágio positivo, no qual impera a ciência como parâmetro não apenas para a produção do conhecimento, mas também como norteadora das ações políticas e sociais. Em relação ao posicionamento de Comte sobre a religião, pode-se afirmar que:
I. Ele era um católico fervoroso e defendeu a necessidade de se sustentar o monoteísmo, para se produzir a reforma moral que ele pretendia.
II. Ele fundou uma nova religião, a religião da humanidade, tendo como modelo prático, teórico e afetivo a Igreja Católica.
III. Na religião que fundou, a ideia de Deus era substituída pela ideia de humanidade.
IV. Na religião positivista, o modelo teológico era o do protestantismo.
Estão corretas as afirmações:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
Consolidado o positivismo como uma corrente de pensamento, ele inspirou várias áreas do conhecimento humano. Pode-se dizer que, embora o positivismo tenha teses ontológicas e axiológicas, ele é, também e principalmente, uma teoria do conhecimento que marcou decisivamente o século XIX na Europa, com repercussões em várias outras partes do mundo.
Em relação à teoria do conhecimento, o positivismo teve grande influência do(a):
a) Marxismo.
b) Racionalismo.
c) Fenomenologia.
d) Idealismo transcendental.
e) Empirismo.
Um dos conceitos mais centrais do sistema filosófico elaborado por Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) é o de dialética. Ele teve origem na Grécia antiga, na polis, quando dominar a arte do diálogo ("dia" representa dualidade, troca; lektikós, do grego, significa a capacidade de falar) era fundamental aos cidadãos, porque era assim que definiam os rumos da vida social. Todavia, em Hegel, esse conceito adquire outros significados, inclusive para designar a concepção de ontologia (concepção de ser) que ele tinha.
Qual dos termos abaixo pode expressar o significado que Hegel deu ao conceito de dialética?
a) O ser é um vir a ser, movimento constante.
b) O ser é e não pode ser outro, pois isso implica contradição.
c) O ser é parecer, pois ele é o que se mostra.
d) O ser é o ter, porque ter é ser.
e) Nenhuma das anteriores.
A teoria marxiana formulou uma proposta de modelo social alternativo ao capitalismo, o socialismo, considerando ser este um modo de produção desumano e desumanizador, porque coisifica o trabalhador no processo de alienação a que é submetido nas relações de produção. Todavia, antes de Marx, já havia experiências socialistas, o socialismo utópico, cujos autores de expressão são:
I. Saint-Simon;
II. Owen;
III. Fourier;
IV. Engels.
Qual das alternativas acima é correta?
a) Apenas a IV.
b) Apenas a II e a III.
c) Apenas a II e a IV.
d) Apenas a I, II e III.
e) Apenas a II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
1-d) II e III.
2-e) Empirismo.
3-a) O ser é um vir a ser, movimento constante.
4-d) Apenas a I, II e III.
Respondido por
17
1-d) II e III.
August Comte foi o responsável por fundar uma nova religião denominada de humanidade, que se caracteriza por ser prática, teórica e afetiva.
2-e) Empirismo.
O empirismo é uma teoria do conhecimento que foi consolidado pelo positivismo, responsável pela inspiração de diversas áreas do conhecimento humano.
3-a) O ser é um vir a ser, movimento constante.
O ser consiste em um vir a ser é um termo que expressa o significado dado por Hegel ao conceito de dialética.
4-d) Apenas a I, II e III.
Os primeiros representantes do socialismo utópico foram Saint-Simon, Owen e Fourier.
Bons estudos
Perguntas interessantes