Átomo do elemento A (z=12) combinaram-se com átomos do elemento B(z=15). A fórmula composto formado é?
Soluções para a tarefa
I) Primeiramente, façamos a distribuição eletrônica de ambos elementos para que descubramos as suas naturezas químicas, através do diagrama de Pauling:
I.1) Elemento A => Z = 12:
1s2
2s2 2p6
3s2
I.2) Elemento B => Z = 15:
1s2
2s2 sp6
3s2 3p3
II) Note que o elemento A possui 2 elétrons de valência no subnível s da camada 3, portanto se trata de um metal alcalino-terroso, que corresponde à família 2 ou 2A da tabela periódica. O elemento B, por sua vez, possui 5 elétrons de valência no subnível p da camada 3, portanto se trata de um ametal da família 5 ou 5A da tabela periódica, ou ainda família do nitrogênio. Como A é um metal e B é um ametal, teremos uma ligação iônica, e a determinação da fórmula iônica de um composto deve obedecer à regra do cruz-credo. De acordo com a referida regra, o cátion (íon positivo) assume a carga do ânion, e o ânion (íon negativo) assume a carga do cátion, exceto quando as cargas forem iguais em módulo e maiores do que 1. O elemento A, por ser um metal, doará elétrons, ao passo que o elemento B, por ser um ametal, receberá elétrons. Dessa forma teremos:
A⁺² B⁻³
Fórmula resultante: A₃B₂
A fórmula do composto formado será Mg3P2.
Determinando a fórmula do composto a partir dos números atômicos
Ao se fazer uma breve consulta na tabela periódica, conhecendo o número atômico de ambos os elementos, é possível identificá-los e descobrir suas propriedades periódicas. Assim, teremos as seguintes informações:
- Elemento A: número atômico 12 - Magnésio (Mg) - grupo 2 - forma cátion o Mg2+;
- Elemento B: número atômico 15 - Fósforo (P) - grupo 15 - forma o ânion P3-.
- Os coeficientes numéricos dessas cargas se inverterão. Sendo assim, será formado um composto cuja fórmula química é de Mg3P2.
Aprenda mais sobre a formação de compostos iônicos em: https://brainly.com.br/tarefa/1362510
#SPJ3