TEXTO I
Pelos ângulos das ruas onde existem oratórios, ou pelos adros das capelas e das igrejas, está a praga miseranda dos mendigos. Quase todos são negros. E velhos. O molambo inútil da escravidão, o trapo das senzalas que o senhor atira fora de portas para apodrecer o mais longe possível da casa risonha e próspera; o estômago de menos na morada, a pobre boca que pelas ruas a gemer, a chorar, a pedir, mão em riste, a voz rouquenha e a alma cansada e triste – Uma esmolinha pelo amor de Deus!
EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis. Rio de Janeiro: Conquista,
1956, 4. ed. v. 1, p. 105.
TEXTO II
O assédio crescente, por meninos de rua, aos passageiros que usam o aeroporto Santos Dumont pode ser o resultado de um problema social; mas um problema social não inatividade por parte do Poder Público.
O que aconteceria ao Centro do Rio, por exemplo, se mendigos de todo tipo resolvessem fazer da Cinelândia seu grande ponto de concentração?
O Globo, 14 jun. 2003, p. 18. Os dois textos demonstram a persistência no tempo do problema da mendicância na cidade do Rio de Janeiro, e deixam claro que:
a mendicância do tempo dos vice-reis era diversa da de hoje, pois a maior parte dos mendigos era composta por velhos negros, enquanto atualmente são meninos de rua, a maior parte brancos. em ambos os casos a origem está no processo de abolição da escravatura, uma vez que os negros não tiveram o mesmo direito de oportunidade dos brancos, permanecendo à margem da sociedade. na realidade, embora a mendicância persista, não podemos comparar os dois momentos, pois, com o do escravismo, a discriminação racial praticamente deixou de existir no Brasil. no primeiro caso, a origem estava no tratamento dado pelos donos aos escravos, quando estes envelheciam, enquanto no segundo, a ausência de repressão pelo Poder Público é a causa do problema. nos dois momentos, a origem do problema é a desigualdade social, que historicamente se desenvolveu no Brasil, e que tem na exclusão social de amplos setores da população sua característica mais marcante.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
kwksjsjeksksjsksksjsjsjsd
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás