Atividades econômicas características histórico geográficas café (agricultura)ouro,Prata e diamantes (mineração)cana de açúcar (agricultura)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O café é uma planta originária do continente africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), onde ocorre espontaneamente como planta de sub-bosque. A região de Cafa pode ser a responsável pelo nome café.
Cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol. Tem caules robustos, fibrosos e articulados que são ricos em sacarose.
A história da mineração no Brasil como atividade socioeconômica começa no século XVII, com as expedições chamadas entradas e bandeiras que vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas). Já no início do século XVIII (entre 1709 e 1720) estas foram achadas no interior da Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas), nas áreas que depois foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
CICLOS ECONÔMICOS BRASILEIROS
Cana-de-açúcar
Foi o segundo ciclo econômico do Brasil; o primeiro foi o Pau-Brasil.
Ficou quase 150 anos como a principal atividade econômica brasileira (1530-1690).
Era baseada no esquema de plantation: grandes extensões de terra, monocultura de exportação e utilização de mão de obra escrava.
Prata e diamante
No séc. XVI, expedições portuguesas iam da Bahia para o interior do Brasil em busca de metais preciosos.
A prata não teve sucesso;
Já no séc. XVII foi encontrado ouro e isso criou um dos maiores ciclos econômicos do Brasil.
No séc. XVIII, na segunda década, foram descobertas minas de diamante em Minas Gerais e isso aumentou ainda mais a mineração nesse território.
Ouro
Iniciou-se no final do século XVII, quando o açúcar já estava sofrendo com a concorrência holandesa.
Mudanças territoriais: A capital, de Salvador, foi transferida para o Rio de Janeiro.
Destaque para o ouro de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Criação das Casas de Fundição, onde Portugal garantia seus impostos.
Grandes conflitos, como: a Guerra dos Emboabas (1707 a 1709) e a Inconfidência Mineira.
Café
Iniciou-se no século XVIII, porém teve maior destaque no XIX, quando cafeicultores paulistas começaram a dar uma nova cara à produção, industrializando setores, usando mão de obra estrangeira e investindo em ferrovias para o transporte do café.
Foi esse ciclo que mudou o Brasil em termos de urbanização.
A "terra roxa" do Sudeste era perfeita para este tipo de plantação.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26319246