ATIVID 1- Quando falamos em Grécia Antiga não estamos nos referindo a um país unificado e sim num conjunto de cidades que compartilhavam a língua, costumes e algumas leis. Muitas dessas cidades eram até inimigas entre si. Estamos nos referindo a quais cidades? Assinale a alternativa CORRETA a) Atenas e Esparta. b) Helade e Micenas. c) Nápoles e Tarento. d) Síbalese Cotrona.
Soluções para a tarefa
Quando se fala em Grécia Antiga, as cidades mais conhecidas são Atenas e Esparta que posteriormente se enfrentaram em conflitos. Logo, a alternativa "A" está correta.
Grécia Antiga
A Grécia Antiga era dividida em inúmeras cidades-Estado que possuiam seu prórpio governo e leis. Isso é, eram cidades independentes. Pode-se citar como exemplo de cidades-Estados da Grécia Antiga: Atenas, Esparta, Tebas e Creta.
As principais eram Atenas e Esparta que possuíam uma política completamente divergente.
- Atenas: considerada o berço da democracia e a cidade de inúmeros Filósofos (como Sócrates e Platão). Além disso, pregava que os todos os cidadãos possuiam direitos políticos e igualdade no direito à palavra durante as reuniões políticas.
- Esparta: uma cidade-estado extremamente militarizada, marcada por uma oligarquia militarista em que o treinamento militar era a coisa mais importante para um espartano.
A Guerra do Peloponeso (431-404 a.C) foi um conflito que envolveu Esparta e Atenas que disputavam pela hegemonia da Grécia. Após essa guerra, a Grécia se enfraqueceu e posteriormente foi dominada por macedônios.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é correto afirmar que o enunciado se refere as cidades gregas de Atenas e Esparta. Sendo assim, a alternativa "A" está correta.
Aprofunde seu conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/37516634
https://brainly.com.br/tarefa/29105765
https://brainly.com.br/tarefa/28779401