Até os dias de Copérnico e Galileu, todos acreditavam que o Sol girava em torno da Terra. Não estavam todos errados? O que é mais antigo e mais universal do que a escravidão? Talvez o canibalismo. Da origem histórica da sociedade até o tempo presente sempre houve em toda parte a exploração do trabalho compulsório das massas – escravos, servos ou assalariados – por alguma minoria dominante; opressão do povo pela Igreja e pelo Estado. Deve por isso ser concluído que essa exploração e opressão são necessidades absolutamente inerentes da própria existência da sociedade humana?O texto citado, do famoso teórico anarquista Mikhail Bakunin, ilustra um aspecto do clima político da Segunda Revolução Industrial: o movimento de trabalhadores, alinhado aos teóricos socialistas e anarquistas, intensificou-se no decorrer do século XIX. O que, no contexto, explica esse fenômeno?
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
As péssimas condições de vida dos operários e a intensificação da exploração pelos donos de fábricas.
Com a industrialização e o aumento de operários e cidadãos desempregados nas cidades, também houve a intensificação da exploração dos trabalhadores que viviam em péssimas condições de vida. Como forma de buscar mais empregos nas fábricas e melhores condições para a classe operária, o Socialismo ganhou força e a vertente Anarquista se destacou no século XIX.
O Anarquismo
Esta vertente do Socialismo defende o fim imediato do Estado, abolição da propriedade privada e das instituições sociais existentes.
Para o movimento anarquista, com o fim do Estado a sociedade se organizaria sem autoridade, sem gestores, sem escola, sem polícia e quaisquer instituições estatais, chegaria ao fim a exploração dos seres humanos.
Confira mais informações sobre Anarquismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3524736
#SPJ2