Geografia, perguntado por crisribeiro022, 1 ano atrás

Assinale a alternativa que contempla a relação entre a floresta e os recursos hídricos, explicando como a floresta contribui para a conservação dos recursos hídricos.


A)A remoção destas florestas tem impactos consideráveis na qualidade da água e nos serviços ambientais dos ecossistemas aquáticos, com várias consequências no abastecimento público e perda de serviços.


B)Porque é definido no Código Florestal no Art. 3o, Inciso II, que a Área de Preservação Permanente – APP é área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos.

C)A remoção da vegetação aumenta o transporte de sólidos em suspensão, aumenta a condutividade e degrada mananciais, aumentando os custos do tratamento da água para abastecimento.


D)As matas ciliares somente servem de proteção para rios e riachos, agindo como barreira física contra a erosão.


E)A água da chuva que se precipita sobre uma floresta segue diversos caminhos. A interceptação da água acima do solo pelas folhas participa na formação de novas massas atmosféricas úmidas, enquanto os pingos de água que atravessam a copa ou escoam pelo tronco atingem o solo. De toda a água que chega ao solo, uma parte tem escoamento superficial, chegando a algum curso d’água ou aos reservatórios de superfície. A outra parte sofre armazenamento temporário por infiltração, mantém-se armazenada por mais algum tempo ou percola como água subterrânea. A água no solo que não for evapotranspirada, ou que não migrar para camadas profundas, termina por escoar da floresta, compondo o deflúvio, que alimenta os mananciais e possibilita os seus usos múltiplos.

Soluções para a tarefa

Respondido por cirolibanes
14
a resposta correta á a alternativa (E)
Respondido por douglasncamilo
4
A água da chuva que se precipita sobre uma floresta segue diversos caminhos. A interceptação da água acima do solo pelas folhas participa na formação de novas massas atmosféricas úmidas, enquanto os pingos de água que atravessam a copa ou escoam pelo tronco atingem o solo. De toda a água que chega ao solo, uma parte tem escoamento superficial, chegando a algum curso d’água ou aos reservatórios de superfície. A outra parte sofre armazenamento temporário por infiltração, mantém-se armazenada por mais algum tempo ou percola como água subterrânea. A água no solo que não for evapotranspirada, ou que não migrar para camadas profundas, termina por escoar da floresta, compondo o deflúvio, que alimenta os mananciais e possibilita os seus usos múltiplos.
Perguntas interessantes