Assinale a alternativa correta
1. No texto Educação após Auschwitz, Theodor Adorno nos
convida a refletir sobre a educação, para que essa prática
familiar e institucional seja orientada para se evitar a
repetição dos horrores vivenciados nos campos de
concentração, durante a vigência do nazismo na Europa.
[...] Auschwitz foi planejado para exterminar pessoas de
forma “eficiente”. Aqueles que projetaram e administraram
esses campos de extermínio eram homens com boa
formação, eficientes e competentes para cumprir as ordens
de eliminar pessoas e famílias inteiras.
Analisem as afirmativas abaixo e merque aquela que NÃO
corresponde ao pensamento do autor.
a. De acordo com a lógica da produção em série, aqueles que
não se identificam, que não são iguais, passam a ser
encarados como inimigos. Ou seja, aquele que “não é um
igual a mim” não é bom, nem belo ou verdadeiro.
b. O indivíduo em situação de semiformação não procura
refletir criticamente, não é capaz de pensar a própria
realidade e, consequentemente, a própria vida. Essa
condição dos indivíduos semiforçados é consequência da
ausência de reflexão crítica, que pode ser observada em
diferentes grupos que procuram impor-se pela violência.
c. A educação deve formar indivíduos técnicos e conscientes
de que com a técnica serão capazes de não se deixar
determinar pelos outros, estimulando a decisão consciente,
a partir do entendimento esclarecido do que somos e do
mundo em que vivemos.
d. Segundo Adorno, a educação pode atuar nesse sentido,
promovendo a formação dirigida para a autorreflexão
crítica, estimulando a decisão consciente, a partir do
entendimento esclarecido do que somos e do mundo em que
vivemos.
e. Theodor Adorno reconhece na educação a possibilidade de
impedir o retorno da barbárie do tipo que se conheceu em
Auschwitz, pois somente a educação pode, além de
promover a adaptação à realidade, levar à emancipação.
2. A perspectiva de mulher submissa encontrou oposição em
diferentes momentos da história. Nesse sentido, podemos
observar que os contemporâneos de Rousseau, como o
filósofo iluminista francês, Jean De Rond d’Alembert,
opunham-se à posição dele e que, principalmente, as
mulheres não foram tão submissas quanto se pode pensar.
Dessa forma, podemos afirmar que a condição de
submissão nunca foi plenamente aceita e que,
historicamente, mulheres se destacaram na luta pela
igualdade e pela condição de cidadania. Essa posição pode
ser observada no texto reproduzido a seguir. Trata-se da
conclusão da Declaração dos Direitos da Mulher e da
Cidadã.
Das afirmações abaixo, qual delas NÃO corresponde ao
pensamento de Olympe de Gouges?
a. Mulher, desperta. A força da razão se faz escutar em todo o
universo.
b. Reconhece teus direitos. O poderoso império da natureza
não está mais envolto de preconceitos, de fanatismos, de
superstições e de mentiras.
c. A bandeira da verdade dissipou todas as nuvens da
ignorância e da usurpação.
d. Tornando-se livre, tornou-se justo em relação à sua
companheira.
e. O homem escravo multiplicou suas forças e teve
necessidade de recorrer às tuas, para romper os seus
ferros
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Resposta:
pensamento de Olympe de Gouges?
a. Mulher, desperta. A força da razão se faz escutar em todo o
universo.
b. Reconhece teus direitos. O poderoso império da natureza
não está mais envolto de preconceitos, de fanatismos, de
superstições e de mentiras.
c. A bandeira da verdade dissipou todas as nuvens da
ignorância e da usurpação.
d. Tornando-se livre, tornou-se justo em relação à sua
companheira.
e. O homem escravo multiplicou suas forças e teve
necessidade de recorrer às tuas, para romper os seus
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