Aspectos históricos, geográficos e políticos do Município de Colatina e do Estado do Espírito Santo.
Soluções para a tarefa
Colatina é uma cidade de 1.416 quilômetros quadrados, com cerca de 123 mil habitantes, sendo 88% na área urbana e 12% na zona rural. Estrategicamente localizada no centro do Estado, a cidade registra a maior potencialidade econômica da região Norte. Situada no Vale do Rio Doce, está a 130 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo. Por ela passa a estrada de ferro Vitória-Minas, a BR-259 e a Estadual 080 (Rodovia do Café).
Percorrendo 50 quilômetros chega-se a BR-101, que corta o país de Norte a Sul. A BR-262, que entra para a região central brasileira, fica a 130 quilômetros. Essa posição privilegiada coloca Colatina numa posição estratégica para o escoamento de diversos produtos de vários pontos do país e para o exterior.
A topografia da cidade varia de ondulada para montanhosa, com altitudes entre 40 e 600 metros. O clima predominante é o quente úmido, típico do Vale do Rio Doce, com inverno seco. A temperatura média é de 28ºC, o que vem sofrendo alterações, como nas demais regiões do estado e do país, e a maior ocorrência de chuvas é registrada entre outubro e janeiro.
O Espírito Santo é um dos quatro estados que compõem a Região Sudeste. Faz divisa com a Bahia, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Com pouco mais de 46 mil km², é o quarto menor estado do Brasil. Sua capital é Vitória e a cidade mais populosa do estado é o município de Serra. Essa, aliás, é uma curiosidade que merece ser destacada: o Espírito Santo e Santa Catarina são os únicos estados do Brasil em que a capital não é a cidade mais populosa. Os naturais desse estado são chamados de capixabas.
Ao longo da costa, o estado se encontra em uma faixa de planície responsável por mais de 40% da área total, entretanto a variação das altitudes é grande. O relevo é dividido em duas diferentes altitudes: Baixada Espírito-Santense e Serra do Castelo (essa última com as maiores altitudes). Possui dois climas o, tropical chuvoso, que está presente nas baixas altitudes, e o mesotérmico úmido, observado na região sul. O Espírito Santo já teve sua área totalmente coberta pela floresta tropical, mas devido ao desmatamento e à ocupação humana, hoje o estado possui poucas áreas preservadas.
Economicamente, o estado se apóia nos setores de agropecuária, serviços e indústria. Na capital localizam-se os portos de Tubarão e Vitória, dois dos mais movimentados do Brasil. A agricultura é baseada no cultivo de arroz, feijão, café, cana-de-açúcar, legumes e diversas frutas. O estado é o segundo maior produtor de café do Sudeste, atrás apenas de Minas Gerais. A área industrial é responsável por mais de 34% do PIB. O Espírito Santo é um grande exportador de granito, ferro e aço, além de ser o segundo maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil, com produção inferior apenas à do Rio de Janeiro.
O Espirito Santo possui uma grande diversidade cultural. Fruto da mistura entre negros, índios, portugueses, imigrantes italianos e alemães, a cultura popular é a soma das várias expressões desses povos e é expressa nas manifestações surgidas ou reinventadas. Uma dessas manifestações que tornou-se marcante na cultura do estado é a capoeira. A Folia de Reis é outro forte movimento cultural , um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações católicas do Natal.