Às vezes, a fórmula estrutural plana de um composto orgânico pode se tornar muito grande e complexa se representarmos todas as ligações entre os carbonos. Por essa razão, é comum simplificarmos as fórmulas não mostrando algumas ligações, colocando-se apenas um átomo ao lado do outro. Poderá ocorrer também a representação de cadeias carbônicas cujos átomos de carbonos não estarão com a tetravalência completa, o que indica que, implicitamente, cada carbono possui uma quantidade de átomos de hidrogênio suficientes para completar as quatro ligações do carbono, lembrando que o hidrogênio é monovalente. Com base na informação acima, complete com átomos de hidrogênio as ligações que estão faltando nos átomos de carbono dos compostos abaixo:
Soluções para a tarefa
Os compostos ficam assim:
a) CH3 - CH2 - CH2 - CH3
b) CH2 = C = CH - CH3
CH3
|
c) CH ≡ C - CH2 - CH - CH = CH2
d) CH - CH - CH2 - CH2 - CH
CH2 - CH3
|
e) CH ≡ C - CH2 - C - CH = C = C = C - CH3
| |
CH3 CH3
O carbono é o principal elemento químico estudado na química orgânica.
Esse elemento se localiza no grupo 14 (família IVA), dessa forma, o carbono possui seis elétrons, sendo quatro destes localizados em sua camada de valência.
Por isso, o carbono realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química.
O átomo de carbono se liga a hidrogênio e a outros elementos comuns em compostos orgânicos como o oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S), halogênios (Cl, Br, F, I).