As variáveis são elementos importantes para a construção de um algoritmo. Para que o uso de variáveis seja considerado válido em uma linguagem de programação é importante respeitar algumas regras. Das opções descritas abaixo assinale aquela que, de fato, constitui uma regra para o uso de variáveis:
a) Se a variável for lógica, ela poderá receber um dos dois valores lógicos: verdadeiro ou falso.
b) Se a variável for caractere, ela só poderá conter letras e símbolos especiais. Os símbolos de 0 a 9 não podem ser armazenados neste tipo de variável.
c) Se a variável for real, o valor atribuído só pode ser informado diretamente através de um número inteiro positivo.
d) Se a variável for inteira, ela poderá receber valores como data de nascimento no formato dia/mês/ano ou mês/ano.
e) Se a variável for lógica, ela pode receber valores lógicos como “sim” e “não” para cumprir algumas tarefas específicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra a
Explicação:
a) Verdadeiro - É a que mais faz sentido. Provavelmente com variável "lógica" ela está se refirindo a variáveis de valores booleanos (0 e 1).
b) Falso - Pode, desde que respeitem a regra de inclusão de valor da linguagem. Ex. na linguagem C: char var = '9';
c) Falso - A frase estaria correta se ao invés da palavra "real" estivesse "inteira". Se a variável for inteira, o valor atribuído só pode ser informado diretamente através de um número inteiro positivo.
d) Falso - Só poderá receber valores numéricos inteiros, tendo como único formato possível o padrão (ex. 1, -2, 5, 256, ...).
e) Falso - Estaria correto se ao invés de "sim" e "não" estivesse "verdadeiro" e "falso". Se a variável for lógica, ela pode receber valores lógicos como “verdadeiro” e “falso” para cumprir algumas tarefas específicas.