as transformações na história podem ser de curta ou longa duração a transição do nomadismo para o sedentarismo pode ser considerado uma mudança de longa duração justifique
Soluções para a tarefa
A transição do nomadismo para o sedentarismo pode ser considerado uma mudança de longa duração na medida que revolucionou o modo como os seres humanos viviam.
A mudança para o sedentarismo - ou a adoção da civilização - mudou o modo como a economia se organizava, como o trabalho era dividido e mesmo como era organizada a sociedade, surgindo na época os primeiros indícios de uma organização estatal, mudanças estas que impactaram praticamente tudo aquilo que veio depois.
A transição do nomadismo para o sedentarismo pode ser considerado como de longa duração visto que ocorreu em mudanças de ERAS e revolucionou o modo de vida dos seres humanos.
Do nomadismo ao sedentarismo
O processo de sedentarismo marcou a transição do Período Paleolítico para o Período Neolítico, onde ocorreu a fixação do homem em um único território, contribuindo para a formação de comunidade com certo teor de complexidade, além de organização de sistemas políticos.
Os fatores primordiais para essa sedentarizarão foi domínio da agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente. O controle do tempos em relação as chuva e estiagens proporcionaram o conhecimento e técnica agrícola.
Dessa forma, não havia mais a necessidade de mudar de tempos em tempos de uma região para outra em busca de recursos naturais, assim, formando povoados e posteriormente as cidades.
Para mais informações, acesse:
Importância do processo de sedentarismo: brainly.com.br/tarefa/24960286