as teorias socialistas modernas são herdeiras das tradições libertárias, das lutas sociais e populares por liberdade e justiça contra a opressão dos poderosos. encontram-se nessa tradição as revoltas de camponeses e artesãos no final da idade média, do início da reforma protestante e da revolução inglesa de 1644. analise as afirmativas a seguir: i. o anarquismo considera que a classe trabalhadora é explorada, oprimida, gera riqueza social e não desfruta dessa riqueza. ii. os socialistas utópicos imaginam uma sociedade sem propriedade privada com igualdade de direitos sociais. iii. o socialismo científico acredita na bondade natural, defende a democracia na política e a autogestão. iv. os anarquistas procuram impedir a formação de qualquer estrutura de poder que utilize o autoritarismo, sendo reconhecidos como libertários. está correto o que se afirma apenas em: escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muitos anarquistas podem ser reconhecidos como libertários, por entender que as estruturas de poder do Estado devem ser abolidas.
Embora na prática os regimes inspirados pelo socialismo científico tenham gerado ditaduras sanguinárias (Pol Pot, Stalin, Mao Tsé-Tung).
Explicação:
Em geral, as concepções anarquistas concordam com esta perspectiva. Entendem que o Estado é uma força opressora que retira a riqueza social, que é por direito da classe trabalhadora.
Socialistas utópicos não pensam o mundo a partir da ótica da propriedade privada, mas de um compartilhamento generalizado dos meios de produção, da vida privada e dos bens.
Muitos anarquistas podem ser reconhecidos como libertários, por entender que as estruturas de poder do Estado devem ser abolidas.