As tendências progressistas, "[...] partem de uma análise crítica do sistema capitalista, dando ênfase à finalidade sociopolítica da educação, vislumbrando minimizar as desigualdades." (LIMA; ZANLORENZI; PINHEIRO, 2011, p. 90).
ZANLORENSE, Maria Joselia; LIMA, M. Fernandes. O perfil do professor nos parâmetros em ação. Anais IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Curitiba: PUCPR, 2009.
Com relação à concepção de educação embasada em uma perspectiva crítica e emancipadora, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Está fundamentada no ensino bancário, de caráter tecnicista e memorizador.
( ) Está centrada na transferência de conhecimento, em que o educador deve transferir o seu conhecimento ao educando, para que ele se aproprie dos referenciais teóricos.
( ) Estimula a capacidade crítica do educando, aguçando sua curiosidade e despertando sua insubmissão.
( ) O processo ensino‐aprendizagem compreende o professor, enquanto sujeito responsável pelo ensino, e o aluno como sujeito da ação educativa.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas:
a)
V, F, V e F.
b)
F, F, F e V.
c)
F, F, V e V.
d)
V, V, F e V.
e)
F, V, V e F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
c)
F, F, V e V.
As tendências pedagógicas críticas de ensino baseiam-se na teoria construtivista da educação, no sentido de que seja possível o desenvolvimento da autonomia e protagonismo juvenis.
Diante disso, é preciso que os educadores reconheçam seu papel neste processo, atuando como mediadores do processo de conhecimento, ao passo que os alunos tornam-se os próprios protagonistas, capazes de pensar de forma crítica e reflexiva.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás