As propriedades especificas da matéria são aquelas que identificam com exatidão o material analisado. Uma das propriedades especificas mais trabalhadas pelos químicos é a densidade (massa específica), que é a relação entre a massa e o volume de um objeto puro maciço. Com o objetivo de determinar a densidade de um objeto maciço de 78 g, um estudante pegou um recipiente de capacidade de 100 mL contendo 50 mL de água. A este recipiente foi adicionado o objeto, que afundou completamente. Após a adição, o estudante verificou que ocorreu um vazamento de 2 mL do líquido. Com base no experimento, a densidade do objeto era, em g/mL, de 24,6 A) 1,56 B) 0,78. C) 1,50 D) 39.0.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Olá, tudo bem?
Como ocorreu o vazamento de 2 mL do líquido, o volume do objeto é de 2 mL.
Logo, pela fórmula: Densidade = massa / volume
Densidade = 78/2
Densidade = 39 g/mL
Com base no experimento, a densidade do objeto era de Alternativa c) 1,50 g/mL.
Calculo da densidade
A densidade (ρ) é definida como a razão entre o peso (massa) de uma substância e o volume que ela ocupa, matematicamente isso é:
Neste caso, temos que calcular a densidade de um objeto maciço, ou seja, não é poroso nem permeável por tanto não absorve líquido, cujo peso é de 78 g.
Logo, para o experimento o estudante usou um recipiente de 100 mL o qual encheu com 50 mL de água, ou seja, pela metade. E quando colocou o objeto, ele se afundou e ocorreu um vazamento de 2 mL do líquido.
Segundo o princípio de Arquimedes, o volume desse objeto corresponde ao volume deslocado, que seriam:
V = 50 mL + 2 mL vazados = 52 mL
Finalmente sabendo a massa e volume do objeto, calculamos sua densidade:
Entenda mais sobre a densidade em: https://brainly.com.br/tarefa/48438978