Pedagogia, perguntado por rhuanemay, 1 ano atrás

As propostas apresentadas por Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos tem mais de 50 anos. Apresentam práticas pedagógicas com a base na metodologia dialética, pressupondo um movimento que se origina na prática social e amplia-se para conceitos mais elaborados. Pode ser dividida em etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização e prática transformadora. Pressupostos escritos em um momento histórico e político totalmente diferente do atual. Porém semelhanças podem ser percebidas em relação ao contexto atual. Elabore um texto analisando se o trabalho com Jovens e Adultos hoje, pode ser desenvolvido nesta perspectiva? Atende as reais necessidades dos alunos no mundo moderno tomado pela tecnologia?

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
10

Paulo Freire e suas concepções acerca do ensino estão sempre atuais. As propostas de Freire, ao falar do EJA, foram fundamentadas em outro momento histórico, mas são problemas que ainda estão presentes na educação brasileira.

Paulo Freire falava que o jovem que estava no EJA deveria ser preparado para analisar a pratica social, saber  problematizá-la  e criar meios de interferir nessa pratica, essa interferência era uma nova abordagem do sujeito diante de suas ações. Ele teria sua ação modificada ao passar por esse processo de analise e problematização.

A educação atual  pode ser realizada nesta mesma perspectiva, buscando incluir temas mais contemporâneos ao ensino .

O EJA tem ainda um publico que esta inserida no mercado de trabalho e que tem que lidar com modificações constantes neste espaço. Por isso, é importante, para além da reflexão acerca de sua pratica social, a análise das novas demandas referentes ao mundo do trabalho e a novas tecnologias.

A visão de Freire é um bom começo para a reflexão, uma vez que podem ser usados esses métodos para compreender as relações de trabalho atuais  e como as novas tecnologias têm modificado as as demandas por trabalho.  


Perguntas interessantes