"As principais vias de administração parenteral são: a intravenosa, a subcutânea e a intramuscular. A absorção a partir dos tecidos subcutâneos e intramusculares ocorre por difusão simples ao longo do gradiente existente entre o depósito de fármaco e o plasma. A injeção parenteral dos fármacos tem algumas vantagens inequívocas em comparação com a administração oral [. ]. " Fonte: HILAL-DANDAN, R. ; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman
Soluções para a tarefa
Com referência à via de administração do medicamento, Vantagens da via parenteral sobre a via oral, a alternativa correta é a letra E) Medicamentos administrados por via parenteral não sofrem efeito de primeira passagem no fígado. Isso ocorre porque a droga passa diretamente para a corrente sanguínea ou através de um tecido diferente onde é administrada.
Explicação da via de entrada do medicamento
Vantagens da via parenteral. A via parenteral é uma via de emergência, administrada por injeção. As principais vias de administração parenteral são intravenosa, subcutânea e intramuscular. Intravenoso: Este medicamento é injetado em uma veia, cuja principal vantagem é que, ao chegar diretamente ao sangue, sua distribuição é mais rápida e é possível liberar grandes volumes do medicamento. Intramuscular: Este medicamento é injetado no músculo, pois o músculo é uma área altamente vascularizada, espalhando-se rapidamente pelas fibras absorvidas.
Subcutâneo: Este medicamento é injetado sob a pele. Por não ser uma área altamente vascularizada, tem a desvantagem de absorção lenta. A vantagem é que o efeito é sustentável e duradouro.
Perguntas completas:
“As principais vias de administração parenteral são: a intravenosa, a subcutânea e intramuscular. A absorção a partir dos tecidos subcutâneos e intramusculares ocorre por difusão simples ao longo do gradiente existente entre o depósito de fármaco e o plasma. A injeção parenteral dos medicamentos tem vantagens inequívocas em comparação com a administração oral [...].”
Fonte: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapia de Goodman & Gilman. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Considerando essas informações e o conhecimento estudado sobre as vias de administração de fármacos, uma vantagem da via parenteral comparação em comparação com a administração oral é que:
A) os fármacos administrados por via parenteral podem ser metabolizados por enzimas da mucosa intestinal antes que alcancem a circulação sistêmica.
B) a biodisponibilidade de uma injeção parenteral é mais ampla e previsível, porém mais lenta.
C) como injeções parenterais podem ser dolorosas e algumas vezes de difícil administração.
D) as injeções parenterais devem ser estéreis, hipertônicas, e utilizadas com cautela para a administração de monoclonais.
E) fármacos administrados por via parenteral não sofreram efeito de primeira passagem no figado.
Saiba mais sobre as vias de entrada de medicamentos:
brainly.com.br/tarefa/39289317
#SPJ4