as principais características econômicas de cada Região geoeconômica
Soluções para a tarefa
Centro sul = Esta região possui a economia mais diversificada do país, com intensa atividade econômica, com o maior índice de aproveitamento de terras para a agricultura e a pecuária, elevadas taxas de industrialização e urbanização.
Nordeste = A região geoeconômica do Nordeste foi a primeira a ser ocupada pelo processo de colonização europeu. Ela possui uma área de aproximadamente 1.542.271 km², o que representa 20% do território brasileiro, incluindo todo o Nordeste da divisão oficial, exceto a metade oeste do Maranhão e o norte de Minas Gerais, onde se localizam as mesorregiões mineiras Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
Amazônia = O relevo da região é, na sua maioria, de baixa altitude, em razão das planícies fluviais dos rios Amazonas e Araguaia, e das depressões. A hidrografia é a característica mais marcante da região, que apresenta a maior bacia hidrográfica do planeta, cobrindo mais de 7 milhões de quilômetros quadrados. O clima que predomina na região é o equatorial úmido, com temperatura em torno de 25°C.
Resposta:
Meio Norte – extrativismo vegetal, agricultura tradicional de algodão, cana-de-açúcar e arroz. Sertão – pecuária extensiva e de corte, agricultura (milho, feijão e cana-de-açúcar) e o cultivo irrigado de frutas e flores.