Português, perguntado por vitoriapilarferreira, 10 meses atrás

As principais características da Geração Orfismo são: I. O Orfismo apresentou uma nova poesia em que o homem e seu espanto de existir eram a principal temática. Houve uma ruptura com a literatura de feição simbolista e com a poesia de caráter histórico: o futuro, e apenas ele, interessava. II. Tinha como ideal interrogar o sentido da existência humana. Seus principais representantes foram os escritores José Régio, Miguel Torga, João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Branquinho da Fonseca. III. O Orfismo defendeu a liberdade literária e rejeitou a ideia de que a arte pudesse submeter-se a quaisquer princípios que não os artísticos, livrando-se assim dos academicismos e do compromisso com uma literatura socialmente engajada. IV. Entre os principais representantes do Orfismo, estão Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Raul Leal, Luís de Montalvor e o brasileiro Ronald de Carvalho. V. Dessa geração, fortemente influenciada pelo romance regionalista brasileiro de 1930, destacam-se os escritores Alves Redol, Manuel da Fonseca, Afonso Ribeiro, Joaquim Namorado, Mário Dionísio, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Mário Braga e Soeiro Pereira Gomes. III e V. I, II e IV. II e V. I, IV e V. I e IV. 8.Está errada a afirmação acerca da obra de Fernando Pessoa: Sua poesia apresenta reflexões sobre identidade, noções de verdade e existencialismo. Escreveu poemas em inglês, língua na qual foi alfabetizado, poesias líricas e poesias históricas com caráter nacionalista. O fenômeno da heteronímia é a principal característica de sua obra poética. Por meio de personagens, aos quais atribuía nomes e até mesmo biografias, pôde mostrar sua versatilidade e transitar por diferentes estilos. O soneto foi a forma fixa mais utilizada pela poeta. A temática de seus poemas é, sobretudo, amorosa. O amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte são outras fortes temáticas em sua obra poética. Entre seus principais heterônimos estão Alberto Caeiro (considerado o mestre de todos os outros), o alter ego Álvaro de Campos, o semi-heterônimo Bernardo Soares e Ricardo Reis. 9.Leia os trechos abaixo I. “(...) Mas serenamente Imita o Olimpo No teu coração. Os deuses são deuses Porque não se pensam.” II. “(...) Começo a conhecer-me. Não existo. Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram, ou metade desse intervalo, porque também há vida ... Sou isso, enfim (...)”. III. “(...) Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe por que ama, nem o que é amar ... Amar é a eterna inocência, E a única inocência não pensar...”. IV. “(...) Será que em seu movimento A brisa lembre a partida, Ou que a largueza do vento Lembre o ar livre da ida? Não sei, mas subitamente Sinto a tristeza de estar O sonho triste que há rente Entre sonhar e sonhar.” Relacione ao heterônimo: ( ) Ricardo Reis ( ) Álvaro de Campos. ( ) Bernardo Soares. ( ) Alberto Caeiro. IV, II, III e I. I, II, IV e III. III, I, IV e II. II, IV, I e III. 10.Assinale a sequência correta de acordo com as características dos heterônimos de Fernando Pessoa: I. Sua obra é marcada por três fases: na primeira, é o tédio e a busca por diferentes experiências que marcam a poesia; na segunda, a crença na civilização; na terceira, o intimismo, a introspecção e o pessimismo. II. Um dos heterônimos mais importantes, embora seja um camponês sem estudo. Seu estilo direto e simples, na verdade, esconde reflexões profundas que estão na contramão do pensamento filosófico. Uma de suas obras mais conhecidas é “O Guardador de Rebanhos”. III. Apresenta uma linguagem culta e clássica em poemas que fazem alusões à mitologia grega. É pouco espontâneo, e em sua poesia predomina um tom sentencioso de caráter moralizante. IV. Um semi-heterônimo parecido com Álvaro de Campos, muito próximo de Fernando Pessoa e, conforme o próprio escritor, "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade." Bernardo Soares, Fernando Pessoa, Alberto Caeiro e Mário de Sá-Carneiro. Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Fernando Pessoa e Álvaro de Campos. Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Alberto Caeiro. Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Álvaro de Campos, Alberto Caieiro, Ricardo Reis e Bernardo de Guimarães

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Respondido por polianafferreira
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Sobre a primeira fase do Modernismo, conhecida por Orfismo, estão corretas as afirmativas I e IV.

Analisando:

I. Correta:

O Orfismo apresentou uma nova poesia em que o homem e seu espanto de existir eram a principal temática. Houve uma ruptura com a literatura de feição simbolista e com a poesia de caráter histórico: o futuro, e apenas ele, interessava.

II. Incorreta:

Tinha como ideal interrogar o sentido da existência humana. Seus principais representantes foram os escritores José Régio, Miguel Torga, João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Branquinho da Fonseca.

III. Incorreta:

O Orfismo defendeu a liberdade literária e rejeitou a ideia de que a arte pudesse submeter-se a quaisquer princípios que não os artísticos, livrando-se assim dos academicismos e do compromisso com uma literatura socialmente engajada.

IV. Correta:

Entre os principais representantes do Orfismo, estão Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Raul Leal, Luís de Montalvor e o brasileiro Ronald de Carvalho.

V. Incorreta:

Dessa geração, fortemente influenciada pelo romance regionalista brasileiro de 1930, destacam-se os escritores Alves Redol, Manuel da Fonseca, Afonso Ribeiro, Joaquim Namorado, Mário Dionísio, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Mário Braga e Soeiro Pereira Gomes.

As afirmativas II e III referem-se ao Presencismo, que foi como ficou conhecida a segunda fase do modernismo português. A afirmativa V se refere ao Neorrealismo, que foi a terceira fase do modernismo português.

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Sobre Fernando Pessoa, a afirmativa errada é a:

" O soneto foi a forma fixa mais utilizada pela poeta. A temática de seus poemas é, sobretudo, amorosa. O amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte são outras fortes temáticas em sua obra poética."

Explicação: As características acima descritas na realidade fazem referência a um outro poeta (outra na verdade): a portuguesa Florbela Espanca.

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A sequência correta é: I, II, IV e III.

Vamos identificar o responsável por cada trecho:

I. Ricardo Reis: “(...) Mas serenamente Imita o Olimpo No teu coração. Os deuses são deuses Porque não se pensam.”

II. Álvaro de Campos: “(...) Começo a conhecer-me. Não existo. Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram, ou metade desse intervalo, porque também há vida ... Sou isso, enfim (...)”.

III. Alberto Caeiro: “(...) Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe por que ama, nem o que é amar ... Amar é a eterna inocência, E a única inocência não pensar...”.

IV. Bernardo Soares: “(...) Será que em seu movimento A brisa lembre a partida, Ou que a largueza do vento Lembre o ar livre da ida? Não sei, mas subitamente Sinto a tristeza de estar O sonho triste que há rente Entre sonhar e sonhar.”

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A resposta correta é: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

Vamos lá:

I. Alberto Caeiro: Sua obra é marcada por três fases: na primeira, é o tédio e a busca por diferentes experiências que marcam a poesia; na segunda, a crença na civilização; na terceira, o intimismo, a introspecção e o pessimismo.

II. Álvaro de Campos: Um dos heterônimos mais importantes, embora seja um camponês sem estudo. Seu estilo direto e simples, na verdade, esconde reflexões profundas que estão na contramão do pensamento filosófico. Uma de suas obras mais conhecidas é “O Guardador de Rebanhos”.

III. Ricardo Reis: Apresenta uma linguagem culta e clássica em poemas que fazem alusões à mitologia grega. É pouco espontâneo, e em sua poesia predomina um tom sentencioso de caráter moralizante.

IV. Bernardo Soares: Um semi-heterônimo parecido com Álvaro de Campos, muito próximo de Fernando Pessoa e, conforme o próprio escritor, "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade."

Espero ter ajudado!

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