As políticas educacionais brasileiras possuem dois eixos: a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Após o estudo dessas leis, analise o contexto da Constituição Federal e assinale a alternativa que indica de que forma essa lei contribuiu para a educação:
Alternativas
Alternativa 1:
Com a exclusão do acesso à educação.
Alternativa 2:
Dificultou o acesso ao conhecimento formal.
Alternativa 3:
Com as situações de imposição da educação.
Alternativa 4:
Com o cenário de democratização da educação.
Alternativa 5:
Com o afastamento da família do contexto educacional.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é 4: Com o cenário de democratização da educação.
A Lei de Diretrizes Básicas da Educação, também conhecida como LDB é responsável por planejar a educação no Brasil.
Desta forma, seu objetivo é analisar o conhecimento por meio de alguns critérios de avaliação, que são contínua e cumulativa.
A LDB foi criada com o intuito de democratizar o ensino, que ele fosse acessível para todos os cidadãos.
Os pais têm papel fundamental no contexto educacional, pois eles conversam com o filho no dia a dia, e podem contribuir para a sua educação.
Abraços!
A alternativa mais adequada para a resposta da questão é a número 4, pois a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) cooperou para a democratização da educação no país.
As Políticas Educacionais no Brasil
Desde a LDBN, a nação progride no processo de inclusão do acesso à educação. Igualmente, isso abre mais possibilidades ao conhecimento formal. Além disso, a família torna-se partícipe importante em todo o processo educacional, sendo responsável por encaminhar as crianças para o ensino, desde as séries iniciais.
Em consequência, as ações da sociedade no século XX contribuíram para a evolução percebida atualmente, especialmente no contexto de tornar o espaço escolar mais inclusivo.
Entenda mais sobre as políticas educacionais no Brasil aqui: brainly.com.br/tarefa/25485909
#SPJ2