As outras chagas de Chagas Em abril será lançada a primeira cartilha médica sobre a infecção causada pelo barbeiro. A doença sempre esteve associada à zona rural... e graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, em 2006 a Organização Pan-Americana da Saúde havia decretado o fim no país da infecção pelo contato direto com o inseto. Porém, nos últimos anos as contaminações ressurgiram. Agora elas ocorrem por via oral e estão disseminadas também nas zonas urbanas. Os casos mais recentes aconteceram pelo consumo de restos do barbeiro misturados a alimentos como açaí e caldo de cana. Os novos doentes já somam 600. O número de casos registrados cresce, em média, 20% ao ano. (Veja, 24.02.2010. Adaptado.) Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente: (A) a substituição de alimentos manufaturados, como o açaí e o caldo de cana, por alimentos industrializados, poria fim à doença de Chagas no Brasil. (B) a transmissão via oral só acontece quando, junto com os alimentos, também forem ingeridos insetos ainda vivos. (C) a transmissão via oral traz uma forma mais agressiva da doença, pois o sistema digestório humano não tem defesas imunológicas contra o barbeiro. (D) na transmissão via oral, o organismo humano recebe uma carga de parasitas maior que aquela que receberia pelos modos convencionais de transmissão da doença. (E) se nada for feito em termos de saúde pública, em cinco anos o número de casos registrados terá quase que dobrado.
Soluções para a tarefa
Questão que falar sobre o ciclo de infecção da doença de Chagas pelo Barbeiro.
Vamos relembrar o ciclo normal da doença. O Inseto pica a pele da pessoa, e se alimenta. Ao terminar de se alimentar acaba soltando fezes. A pessoa coça o local da ferida e espalha as fezes na pele, inclusive na ferida causada pela picado do Barbeiro.
Note que os parasitas do Trypanosoma cruzi, se desenvolvem no intestino do Barbeiro. E infectam através das fezes. E não da picada.
Para contaminação oral seria necessário um barbeiro com Trypanosoma em seu intestino, que acabasse triturado em meio ao caldo de cana, ou açaí.
Em todo caso, a resposta correta seria, a B, ingerindo o inseto ainda vivo.
Resposta:
Gabarito D
na transmissão via oral, o organismo humano recebe uma carga de parasitas maior que aquela que receberia pelos modos convencionais de transmissão da doença.
Explicação:
O contágio mais comum da doença de Chagas se da através do contato com as fezes contaminadas do inseto barbeiro (Triatoma infestans) pelo protozoário Trypanossoma cruzi, com a ferida causada pela picada daquele inseto. Porém, há mais de uma forma de contágio. A contaminação com o Trypanossoma cruzi pode ocorrer via oral, como nos casos já registrados de ingestão de caldo de cana e de açaí contaminados com o barbeiro triturado. Nesse caso, o organismo humano recebe uma carga muito maior de parasitas, uma vez que todos os protozoários presentes naquele inseto são ingeridos. O gabarito será a alternativa "D".