As necessidades de proteína podem ser facilmente atendidas em uma dieta vegana que inclui uma variedade de alimentos vegetais e atende às necessidades calóricas. Feijões, grãos, nozes, sementes e vegetais de folhas verdes são uma boa fonte de proteína em dietas veganas , assim como a soja e seus derivados, pseudocereais (trigo sarraceno, quinoa e amaranto), tremoço, espinafre e as sementes de cânhamo, portanto, seu consumo deve ser incentivado. Baroni, L. Et. Al. Vegan Nutrition for Mothers and Children: Practical Tools for Healthcare Providers. Nutrients, 2018. A respeito da ingestão de proteínas em uma dieta vegana, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Todos os aminoácidos essenciais podem ser encontrados em proteínas vegetais. ( ) Se uma variedade de alimentos vegetais são consumidos ao longo do dia, não há necessidade de combinar diferentes fontes de proteína a cada refeição. ( ) A presença de fatores antinutricionais e de fibras não interfere na digestibilidade das proteínas vegetais. ( ) Fórmulas caseiras infantis para bebês (baseadas em leites vegetais e grãos) são uma opção quando não existe o aleitamento materno. A sequência correta é:
Soluções para a tarefa
Com certeza é a letra D
Resposta:
A dieta vegetariana e vegana ainda é vista como uma alimentação restritiva e existe uma preocupação muito grande em relação a ingestão de proteínas, entretanto é possível crianças, jovens e adultos terem uma alimentação saudável e adequada, mesmo que sem alimentos de origem animal. Sendo assim a sequência correta é VVFF.
EXPLICAÇÃO:
Alimentação sem carne e derivados
Diz-se que uma proteína completa é aquela que tem todos os aminoácidos essenciais. E alguns vegetais tem essa característica,como o grão-de-bico, a soja, alguns feijões, trigo-sarraceno, quinoa, amaranto, sementes de cânhamo e pistache. Portanto uma alimentação com variedade consegui sim fornecer todos os aminoácidos essenciais.
Os fatores antinutricionais interferem na biodisponibilidade dos nutrientes no organismo, eles são de característica endógenas quando é própria do alimento e exógena, quando é adicionada, como por exemplo os agrotóxicos.
São fatores antinutricionais:
fitatos
inibidores de proteases
saponinas
lectinas
taninos
nitratos
fibras
glicosídeos cianogênicos
ácido oxálico