História, perguntado por diesseifbrunes, 9 meses atrás

As mudanças ocorridas a partir dos anos 1980, com fragmentação das tipologias de museus, nos permitem perceber o surgimento de uma gama de espaços museológicos com características bem específicas. É o caso dos Ecomuseus, definidos de forma geral como um museu ecológico, no sentido de museu do homem e da natureza, ambiente no qual está inserido. Nesse sentido, os Ecomuseus deveriam ser espaços para o homem e não um homem para o museu.



Sobre os Ecomuseus, analise as sentenças a seguir:



I- Tiveram importante papel social e propuseram formas de interação social com a comunidade, dentre estas experiências, destaca-se o Ecomuseu do Creusot-Montcau, criado numa região industrial das cidades de Creusot (siderurgia) e Monteceau de Las Mines (carvão).

II- A demanda inicial do Ecomuseu do Creusot-Montcau era conceber um mecanismo que incentivasse os cidadãos a reconhecer o valor dos trabalhadores, que eram marginalizados pelos outros habitantes, por terem seus modos de vida, valores e tradições diferentes dos demais.

III- Outras experiências partiram de ideia dos Ecomuseus e tiveram outros desdobramentos, como é o caso dos museus de território, museus vivos ou museus à céu aberto.

IV- Museus de território, museus vivos ou museus à céu aberto consistem, na maioria das vezes, de um conjunto de edifícios que ilustram o modo de vida de uma dada comunidade em uma determinada época do passado: residências, escola, igreja, moinho, galpões de artesanato, cervejaria, matadouro, etc.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
apenas I e III.

b)
apenas I e IV.

c)
apenas II e III.

d)
apenas I, II e IV.

e)
I, II, III e IV.

2)
Com as propostas de renovação dos museus, a Nova Museologia que se pretendeu a partir dos anos 1970, passou, de modo provocativo e dialético, a insistir no papel dos museus como espaços de desenvolvimento e mudança social. Desse modo deixaram de ser templos das musas para se tornarem fóruns da sociedade.



Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:



I- A interação dos museus com seu público se tornou mais complexa e, ao refletir sobre esses fenômenos, o campo da museologia e suas ações passaram a contemplar os problemas e as contradições das minorias sociais, até então alijadas dos processos que envolviam a criação de museus.



PORQUE



II- Nessa nova museologia, os movimentos sociais passam a trazer novas demandas cujos enfoques deixam de ser os acervos e espaços tradicionais e transformam-se em lugar no qual as pessoas, suas histórias e seus territórios passam a ser o maior patrimônio a ser preservado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

3)
Nas décadas de 1950 e 1960, a tônica dos museus continuou sendo a da valorização de uma História Nacional, voltada, no entanto, para a ideia de um Estado forte – como se disseminava durante a ditadura civil-militar no país. Não é à toa que neste período inúmeros museus militares foram criados. Como podemos perceber, até então, com algumas exceções, os museus e seus acervos diziam muito da vida política do Brasil e pouco das pessoas que viviam nele. O próprio visitante era considerado um expectador que, de forma passiva, aprendia a história linear que era contada neste espaço: não porque não houvessem pessoas que pensassem esses espaços na contramão desta ideia dominante, mas porque as políticas de memórias restringiam possibilidades daquilo que deveria ser lembrado e daquilo que deveria ser esquecido. Neste sentido, foi a partir dos anos 1970 que mudanças sensíveis começam a acontecer na gestão dos museus.



Acerca das mudanças que aconteceram com os Museus no Brasil, analise as seguintes sentenças:



I- O museu passa a ter um papel de possibilidades de representações de memórias e identidades.

II- O museu passou a ter um caráter mais político, valorizando a memória da resistência política.

III- A importância dos Museus no Brasil deu-se por conta da Ditadura Militar.

IV- O Museu Nacional e o Museu da Loucura são especiais por falarem de uma arte erudita.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
apenas I.

b)
apenas I e III.

c)
apenas I, II e III.

d)
apenas I e II.

e)
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por louise20201
73

Resposta:

Adg3- Patrimônio, Museus e Arquivos.

1: E

2:A

3:D

4:A


Gabriela97C: Todas corretas!!! Obrigada.
Respondido por ipiresilva
6

Resposta:

Adg3 - Patrimônio, Museus e Arquivos

CORRIGIDAS PELO AVA

1) e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

2) a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

3) d)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

4) a)Todo artefato que possui um conjunto de significações socialmente instituído que lhe confere valor, que passa pelo processo de musealização.

Explicação:

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