As mudanças ocorridas a partir dos anos 1980, com fragmentação das tipologias de museus, nos permitem perceber o surgimento de uma gama de espaços museológicos com características bem específicas. É o caso dos Ecomuseus, definidos de forma geral como um museu ecológico, no sentido de museu do homem e da natureza, ambiente no qual está inserido. Nesse sentido, os Ecomuseus deveriam ser espaços para o homem e não um homem para o museu.
Sobre os Ecomuseus, analise as sentenças a seguir:
I- Tiveram importante papel social e propuseram formas de interação social com a comunidade, dentre estas experiências, destaca-se o Ecomuseu do Creusot-Montcau, criado numa região industrial das cidades de Creusot (siderurgia) e Monteceau de Las Mines (carvão).
II- A demanda inicial do Ecomuseu do Creusot-Montcau era conceber um mecanismo que incentivasse os cidadãos a reconhecer o valor dos trabalhadores, que eram marginalizados pelos outros habitantes, por terem seus modos de vida, valores e tradições diferentes dos demais.
III- Outras experiências partiram de ideia dos Ecomuseus e tiveram outros desdobramentos, como é o caso dos museus de território, museus vivos ou museus à céu aberto.
IV- Museus de território, museus vivos ou museus à céu aberto consistem, na maioria das vezes, de um conjunto de edifícios que ilustram o modo de vida de uma dada comunidade em uma determinada época do passado: residências, escola, igreja, moinho, galpões de artesanato, cervejaria, matadouro, etc.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I e III.
b)
apenas I e IV.
c)
apenas II e III.
d)
apenas I, II e IV.
e)
I, II, III e IV.
2)
Com as propostas de renovação dos museus, a Nova Museologia que se pretendeu a partir dos anos 1970, passou, de modo provocativo e dialético, a insistir no papel dos museus como espaços de desenvolvimento e mudança social. Desse modo deixaram de ser templos das musas para se tornarem fóruns da sociedade.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A interação dos museus com seu público se tornou mais complexa e, ao refletir sobre esses fenômenos, o campo da museologia e suas ações passaram a contemplar os problemas e as contradições das minorias sociais, até então alijadas dos processos que envolviam a criação de museus.
PORQUE
II- Nessa nova museologia, os movimentos sociais passam a trazer novas demandas cujos enfoques deixam de ser os acervos e espaços tradicionais e transformam-se em lugar no qual as pessoas, suas histórias e seus territórios passam a ser o maior patrimônio a ser preservado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
3)
Nas décadas de 1950 e 1960, a tônica dos museus continuou sendo a da valorização de uma História Nacional, voltada, no entanto, para a ideia de um Estado forte – como se disseminava durante a ditadura civil-militar no país. Não é à toa que neste período inúmeros museus militares foram criados. Como podemos perceber, até então, com algumas exceções, os museus e seus acervos diziam muito da vida política do Brasil e pouco das pessoas que viviam nele. O próprio visitante era considerado um expectador que, de forma passiva, aprendia a história linear que era contada neste espaço: não porque não houvessem pessoas que pensassem esses espaços na contramão desta ideia dominante, mas porque as políticas de memórias restringiam possibilidades daquilo que deveria ser lembrado e daquilo que deveria ser esquecido. Neste sentido, foi a partir dos anos 1970 que mudanças sensíveis começam a acontecer na gestão dos museus.
Acerca das mudanças que aconteceram com os Museus no Brasil, analise as seguintes sentenças:
I- O museu passa a ter um papel de possibilidades de representações de memórias e identidades.
II- O museu passou a ter um caráter mais político, valorizando a memória da resistência política.
III- A importância dos Museus no Brasil deu-se por conta da Ditadura Militar.
IV- O Museu Nacional e o Museu da Loucura são especiais por falarem de uma arte erudita.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas I e III.
c)
apenas I, II e III.
d)
apenas I e II.
e)
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
73
Resposta:
Adg3- Patrimônio, Museus e Arquivos.
1: E
2:A
3:D
4:A
Gabriela97C:
Todas corretas!!! Obrigada.
Respondido por
6
Resposta:
Adg3 - Patrimônio, Museus e Arquivos
CORRIGIDAS PELO AVA
1) e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
2) a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
3) d)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
4) a)Todo artefato que possui um conjunto de significações socialmente instituído que lhe confere valor, que passa pelo processo de musealização.
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás