As deficiências no sistema imunológico são chamadas de imunodeficiências. As imunodeficiências consistem em falhas nos mecanismos fisiopatológicos do sistema imune, que podem ser congênitas (primárias) ou adquiridas (secundárias), tornando nosso organismo mais vulnerável a doenças oportunistas.
A respeito das imunodeficiências primárias, julgue analise as afirmativas a seguir:
I– Uma característica comum entre as imunodeficiências primárias é o aumento da susceptibilidade às infecções e a homogeneidade dos sintomas entre pacientes.
II– As imunodeficiências primárias são mais graves que as secundárias, havendo baixa taxa de sobrevida em indivíduos na fase adulta.
III– Nas imunodeficiências combinadas graves são observadas geralmente deficiências de linfócitos B, sendo mais raras as deficiências de linfócitos T.
IV– As imunodeficiências de célula T podem causar red
Soluções para a tarefa
Olá! Vamos julgar os 3 primeiros itens que são os que aparecem no enunciado a questão:
I– Uma característica comum entre as imunodeficiências primárias é o aumento da susceptibilidade às infecções e a homogeneidade dos sintomas entre pacientes. - Correta, apesar de a homogeneidade dos sintomas não ser algo tão correto, pode-se dizer que as imunodeficiências aumentam o risco de ocorrência de infecções e patologias do tipo.
II– As imunodeficiências primárias são mais graves que as secundárias, havendo baixa taxa de sobrevida em indivíduos na fase adulta. - Incorreta, imunodeficiências primárias são graves porém existem pessoas que só aparentam na fase adulta, não sendo via de regra a baixa taxa de sobrevida.
III– Nas imunodeficiências combinadas graves são observadas geralmente deficiências de linfócitos B, sendo mais raras as deficiências de linfócitos T. - Incorreta, geralmente as deficiências de linfócitos T são mais prevalente, como por exemplo na imunodeficiência humana adquirida.
Portanto, podemos afirmar que apenas a I está correta.
Resposta:
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.