ENEM, perguntado por klaraschaffer3774, 10 meses atrás

As cidades expandiram-se em virtude do aumento populacional, acrescido da migração de pessoas de fora vindas de fazendas, vilarejos e pequenas cidades. Camponeses e aldeões migraram para as cidades devido à falta de oportunidades nas áreas rurais, aliada às aparentes vantagens e atrações das cidades, onde as ruas eram "cobertas de ouro". Fonte: GIDDENS, Anthony. Sociologia. RS: Artmed, 2005, p. 456-457 (com cortes). A indústria mecanizada em grande escala requer investimentos cada vez maiores de capital, enquanto sua divisão de trabalho exige a reunião de um elevado número de proletários. Essas grandes unidades de produção, mesmo quando construídas no campo, criam comunidades a seu redor, que produzirão uma força de trabalho excedente. Assim, vilas industriais se convertem em cidades que

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

O texto acima apresenta o processo de êxodo rural, que foi tão estimulado pelo crescente aumento das oportunidades e possibilidades urbanas. Acerca da relevância dessa atividade e processo, pode-se evidenciar que profundas transformações foram observadas.

Esse processo foi determinante portanto para o desenvolvimento da força de trabalho excedente, que desejava evidentemente obter trabalhos e serviços em meio à nova realidade industrial.

Respondido por silvathiagoantonio
0

...........................................................................

Perguntas interessantes