As centrífugas são equipamentos utilizados em laboratórios, clínicas e indústrias. Seu funcionamento faz uso da aceleração centrífuga obtida pela rotação de um recipiente e que serve para a separação de sólidos em suspensão em líquidos ou de líquidos misturados entre si. RODITI, I. Dicionário Houaiss de física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado). Nesse aparelho, a separação das substâncias ocorre em função A das diferentes densidades. B dos diferentes raios de rotação. C das diferentes velocidades angulares. D das diferentes quantidades de cada substância. E da diferente coesão molecular de cada substância
Soluções para a tarefa
Olá.
Para entendermos o funcionamento de uma centrífuga, devemos nos lembrar do conceito de força de inércia centrífuga.
Devemos lembrar também que essa força, é uma pseudoforça, pois é percebida apenas por observadores em referenciais não inerciais de movimento de rotação em relação a um referencial inercial.
O valor em módulo da força centrífuga é proporcional à massa dos componentes presentes na mistura, e portanto depende diretamente de sua densidade.
Portanto, a resposta correta é a letra A.
Resposta:
Resposta correta: letra A - das diferentes densidades.
Explicação:
A questão trata de sistemas materiais. O enunciado nos apresenta uma centrífuga e nos pergunta: por qual motivo acontece a separação das substâncias nesse equipamento?
Corpos com maior massa submetidos à mesma aceleração sofrem a ação de uma maior força. Podemos relacionar, então, que o líquido ou sólido com maior densidade será deslocado para o fundo do recipiente durante a centrifugação, conforme afirma a alternativa A.