Sociologia, perguntado por hianne1, 1 ano atrás

as causas das revoltas do período regencial?

Soluções para a tarefa

Respondido por andrezacollins
11
  Revolta do Guanais de 1832. 
Foi uma revolta ocorrida na Bahia,Durante a Regência Trina Permanente,Após três dias de lutas, os revoltosos se rendem as forças do governo. 

Revolta dos Malês de 1835. 
Ocorreu na cidade de Salvador ,Bahia.No final da Regência Trina Permanente,Foi uma rebelião de escravos africanos das etnias hauçá e nagô, de religião islâmica, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos e criar um reino muçulmano na Bahia.Foi rápida e duramente reprimida pelos poderes constituídos. 

A Cabanagem (1835-1840). 
Ocorreu também no final da Regência Trina Permanente. foi a revolta na qual negros e índios se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil. 

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha(1835-1845). 
Ocorreu na Regência Una de Feijo e só terminou no 2º reinado. 

Sabinada de 1837-1838 
Foi uma revolta autonomista que ocorreu na Regência Una de Feijó.Na então Província da Bahia. 

Balaiada de 1838-1841. 
foi uma revolta de fundo social, ocorrida na regência de Una Araujo Lima(o marquês de Olinda) no interior da então Província do Maranhão, no Brasil. Foi feita por pobres da região, escravos, fugitivos e prisioneiros. O motivo era a disputa pelo controle do poder local. 
Perguntas interessantes