Sociologia, perguntado por gabie123, 1 ano atrás

Que aspectos da cultura objetiva, segundo a definição de Simmel, estão presentes nesta canção de Linox?

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Respondido por marcos19931
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Simmel e a modernidade 

O fenômeno mais geral e característico da modernidade ocidental, o qual põe a nu toda a sua especificidade ambígua e tensional, é para Simmel, a separação entre as culturas subjetiva e objetiva. É essa cisão que dá conteúdo ao conceito de tragédia da cultura moderna. 

A tragédia da cultura instaura-se, para Simmel, com a autonomização das objetivações humanas, ou seja, das produções culturais em sentido amplo, as quais, embora produzidas por seres humanos para servi-los, assumem a partir da sua objetivação uma lógica independente da intenção original que as constituiu. O caráter fetichista da produção de mercadorias no capitalismo,descoberto por Marx, seria, para Simmel, um caso particular desse fenômeno geral.O homem, nesse contexto, passa a ser visto como mero suporte de constrangimentos queseguem a sua própria lógica. O conceito de tragédia possui aqui um sentido muito preciso, o qual 
remonta ao significado da tragédia “grega” clássica. Ao contrário de indicar um destino triste oudes consolador em sentido genérico, o destino trágico, na significação que nos interessa, aponta para o fato peculiar de (10) que as forças destruidoras mobilizadas contra um ser foram produzidas pelas tendências mais profundas deste mesmo ser. Assim, foi a própria lógica interna do ser humano uma 
conseqüência da dinâmica da sua própria estrutura, que constituiu um “destino” – 
posto que percebido pelos contemporâneos como uma fatalidade sem autor 
– 
destrutivo, repressor, estranho,produtor de infelicidade e mal-estar.Esse diagnóstico da modernidade em si não teria muito a acrescentar ao que já havia sido dito por seu contemporâneo e amigo Max Weber ou por Karl Marx. Tanto Marx quanto Weber haviam apontado, no mundo moderno, o domínio das coisas sobre os homens. Seja no fetichismo 
do mercado capitalista com suas “ilusões objetivas” e suas leis férreas, para Marx, seja, uma visão 
ainda mais abrangente de heteronomia, em Max Weber, na denúncia da racionalidade instrumental,invadindo com sua lógica impessoal todas as esferas da vida. 

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