As atividades lúdicas podem contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento da criança, e estudiosos como Vygotsky, reconhecem o jogo como fonte de prazer e descoberta para ela, de modo que esse apresenta um papel de destaque no cotidiano escolar. Leia atentamente as afirmativas a seguir e analise-as quanto à sua veracidade.
A criança constrói regras para o funcionamento da brincadeira, regras que advêm da realidade em que a criança está inserida e da cultura em que se encontra. As regras, a maneira de como agir ao brincar, são construídas pelas próprias crianças brincando, interagindo com outras crianças e observando a realidade.
O simbolismo é um aspecto sem relevância no desenvolvimento e na aprendizagem de uma criança, pois são estipulados pela sociedade, sem influenciar diretamente seu desenvolvimento.
Piaget valoriza a contribuição do jogo simbólico para o desenvolvimento cognitivo e afetivo-emocional. Já Vygotsky, enfatiza a relação social proporcionada por essa atividade.
Jogar favorece a aquisição de condutas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força, concentração, etc. Portanto, as atividades lúdicas devem ser restritas ao nível da Educação Infantil, pois poderá estimular mais esses aspectos.
A criança desenvolve a coordenação motora, aspecto importante no desenvolvimento psicomotor, que interfere diretamente no aprendizado cognitivo e relacional.
Estão corretas as afirmativas:
A)
I, III e V.
B)
II e IV.
C)
I, II, III e IV.
D)
II, III, e V.
E)
I, IV e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
alternativa correta C.
Respondido por
0
Resposta:
I, III e V
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás