Português, perguntado por rhrjssjdj, 11 meses atrás

Argumentos sobre como acabar com o racismo (no mundo ou Brasil, tanto faz)

Soluções para a tarefa

Respondido por semiramisocoyvgmi
1

Na introdução, é importante contextualizar o problema abordado, já mostrando a sua visão sobre o tema. Como a proposta fala no “racismo na sociedade brasileira”, não é interessante defender pontos de vista que não admitam a existência do problema no país. Sendo assim, sempre verifique se sua tese está conectada com o comando da proposta.

Lembre-se de que, nesses textos, você não deve supor que o leitor já sabe sobre o assunto a ser tratado. Ou seja, deve deixar explícito todos os elementos textuais necessários. Pode ser útil pensar que o leitor é uma pessoa que não está fazendo a prova e não sabe qual é o tema da redação. Seu texto deverá fazer sentido também para ela.

É comum que os alunos comecem com citações de filósofos famosos. Entretanto, se quiser se beneficiado com elas, utilize alguma que tenha real relação com o tema. Quanto mais genérica uma citação é, menor valor terá para redação. Ou seja, o ideal é que você tenha um bom repertório de leitura para usar a fonte certa no momento certo.

Livre-se dos jargões. Expressões como “na sociedade contemporânea” e “no mundo atual” não trazem significado para seu texto. Qualquer termo que possa ser dispensável não precisa ser utilizado. Por isso, evite palavras apenas para “encher linguiça” e opte por aquelas que mostrarão melhor aquilo em que você acredita, de forma concreta.

No desenvolvimento, você deve apresentar argumentos para que seu ponto de vista seja verdadeiro. É proibido copiar partes dos textos motivadores, uma vez que eles são fornecidos para aguçar seu pensamento sobre o tema. Caso utilize citações diretas, identifique-as com aspas, mostrando quem é o autor da frase. Dessa forma, você evitará que seu texto seja identificado como plágio.

Como você deseja convencer o leitor, é importante embasar seus argumentos com dados, pesquisas ou opiniões de especialistas. Além disso, seu texto deve ter coesão, ou seja, as partes precisam estar conectadas entre si, fazendo com que o leitor identifique apenas um texto. Dessa forma, verifique sempre se ele segue uma ordem lógica, progredindo as ideias durante a redação.

Não tangencie o tema

Se é uma redação dissertativa sobre racismo no Brasil, individualize ao máximo a questão para nosso país. Cite outros apenas para exemplificar ou mostrar como eles conseguiram resolver a questão. Deixe sempre claro que você estará retratando o problema brasileiro e suas particularidades.

Da mesma forma, evite argumentar sobre outras minorias. A proposta não é sobre refugiados, homossexuais ou religiões afrodescendentes. Você até pode citá-las em algum momento, mas deve ter cuidado para não basear parte da sua argumentação nesses grupos. Caso contrário, você será penalizado por tangenciamento ao tema.

Tenha cuidado com a coerência e a coesão

Para que um texto seja considerado bom, ele deve ser coeso. Isso significa que todas as suas partes devem estar “bem amarradas”. Assim, você não dará a impressão de que está escrevendo sobre vários assuntos ao mesmo tempo ou que não há ligação entre seus parágrafos. Para isso, é importante utilizar os conectivos (como portanto, entretanto, sendo assim, uma vez que, desse modo, etc.).

Também é interessante que seguir uma mesma linha de raciocínio. Se você acredita, por exemplo, que as cotas trazem mais racismo para a sociedade, não as coloque como uma possível solução para o problema. Você não deve se contradizer!

Para concluir seu texto, você deverá apresentar uma proposta de intervenção para resolver os problemas apontados. Um dos maiores cuidados que você deve ter é não ferir os direitos humanos. Você poderá ser bastante penalizado por isso, mas não terá a redação zerada, como ocorria em edições anteriores do Enem.


rhrjssjdj: isso eu já fui atrás ;-;, gostaria de argumentos, estou montandonum trabalho para entregar e nele pede argumentos sobre como acabar com o racismo, você pode me ajudar?
Perguntas interessantes