História, perguntado por lisiliposki, 1 ano atrás

ara responder observe atentamente o fragmento:

"(...) mais fortes, mais robustos, mais entroncados, mais bem dispostos e menos sujeitos a moléstias, havendo entre eles muito poucos coxos, disformes, aleijados ou doentios."

(Jean de Lery, "Viagem à Terra do Brasil", RJ, BIBLIEX, p. 101)

A partir do fragmento de Jean de Lery, sobre a vida dos ameríndios no litoral da América Portuguesa, no século XIX, é possível afirmar que:


Alternativas:

a)
o português não serviria como trabalhador na colônia por sua aversão à atividade agrícola e sua total incapacidade de viver em um ambiente tropical desprovido dos prazeres existentes em sua terra de origem.

b)
a América Portuguesa, ao contrário da Espanhola, seria incapaz de gerar riquezas para a sua metrópole, e seus habitantes tradicionais sempre foram hostis para com os colonos, dificultando o contato entre eles.

c)
as práticas indígenas de canibalismo e as guerras intertribais horrorizavam os colonos, o que levou a repudiar qualquer contato entre eles e a estimular a vinda de africanos muito mais civilizados.

d)
o ameríndio, desacostumado às práticas do trabalho sistemático para outro, era tratado como preguiçoso, enquanto o africano, retirado à força de sua terra, recebia a pecha de ser um "bom trabalhador" (escravo).

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
4
A certa me parece ser a letra "d".

Abraço :D.
Perguntas interessantes