Aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente,
do Brasil. Estimativas apontam para um volume de, aproximadamente, 40 trilhões de metros
cúbicos de água, sendo
que 70% desse volume encontram-se no subsolo brasileiro. Trata-se
do:
a) Aquífero tupinambá
b) Aquífero Guarani
c) Aquífero Cabeças
d) Aquífero Alter do Chão
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Aquífero Guarani
Explicação:
Além do Guarani, sob a superfície de São Paulo, há outro reservatório, chamado Aquífero Bauru (1), que se formou mais tarde. Ele é muito menor, mas tem capacidade suficiente para suprir as necessidades de fazendas e pequenas cidades.
O líquido escorre muito devagar pelos poros da pedra e leva décadas para caminhar algumas centenas de metros (2). Enquanto desce, ele é filtrado; está limpo quando chega;
Nas margens do aquífero, a erosão expõe pedaços do arenito; são os chamados afloramentos (3). É por aqui que a chuva entra e também por onde a contaminação pode acontecer. Estes locais são chamados de áreas de recarga;
A cada 100 metros de profundidade, a temperatura do solo sobe 3° C. Assim, a água lá do fundo fica aquecida. Neste ponto (4), ela está a 50 graus.
O Aquífero Guarani, a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul, possui cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados de extensão e se estende pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e por partes do território do Uruguai, do Paraguai e da Argentina. Ele pode fornecer até 45 mil km3 de água por ano, suficiente para abastecer uma população de 500 milhões de habitantes.
Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontou níveis de agrotóxico próximos ao limite de risco para a saúde humana na região de Ribeirão Preto (SP) e apontou outras quatro áreas de risco elevado de contaminação: nas nascentes do rio Araguaia, no limite setentrional do aquífero, na região de Lajes (SC), Alegrete (RS) e no interior do Paraná. Em todas, a causa é a contaminação por agrotóxicos em regiões onde o aquífero não é protegido pela rocha basáltica.
Enquanto em algumas áreas a água é excelente, em outras é inacessível, escassa ou não potável. O aquífero pode ser dividido em quatro grandes compartimentos; no compartimento Oeste, há boas condições estruturais que proporcionam recarga rápida a partir das chuvas e as águas são,em geral, de boa qualidade e potáveis; já no compartimento Norte-Alto Uruguai, o sistema encontra-se coberto por rochas vulcânicas, a profundidades que variam de 350 m a 1.200 m; suas águas são muito antigas, datando da Era Mesozóica, e não são potáveis em grande parte da área, com elevada salinidade. Os altos teores de fluoretos e de sódio podem causar alcalinização do solo.
Resposta:
Opção B
Explicação:
O Aquífero Guarani é considerado a segunda maior reserva de água doce da América Latina ocupando uma área aproximada de 1,2 milhões de km². Seu volume de água daria pra abastecer o Brasil por pelo menos 2500 anos. Vale lembrar que esse aquífero está submerso sob o Brasil, Paraguay, Uruguay e Argentina.
Hoje em dia, o Aquífero Guarani é considerado o segundo maior reservatório de água doce do mundo, perdendo apenas para o Aquífero Alter do Chão, localizado também no Brasil, na região Norte.