Filosofia, perguntado por sandroa725, 1 ano atrás

Aproveitando a discussão entre as páginas 21 e 24 de "Ciência: conceitos-chave em filosofia", resuma o que pode ser dito contra a perspectiva de que a descoberta científica seria somente resultante de picos de criatividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Renrel
0

Olá.

 

Ao se pensar/analisar/estudar a evolução da ciência nos últimos séculos, temos que esta é continuísta ao mesmo tempo em que é descontinuísta, contextualizando em cada caso.

 

Para “se fazer ciência”, continuando ou descontinuando vertentes, é preciso analisar/estudar tudo o que foi produzido previamente – como manda o método científico, para a produção de conteúdos relevantes. Na análise/estudo do que foi produzido anteriormente, se tem acúmulos de conhecimentos que participam ativamente na produção de ideias, pois podem valorizar o que parece novo – talvez até dando novas perspectivas - ou até mesmo desvalorizar ideia

 

O conhecimento científico é construído historicamente, mesmo que hajam rupturas. No caso das continuações, estas não podem ser consideradas como apenas “picos de criatividades”, pois na maioria, são contribuições atemporais (sem tempo marcado, pois podem acontecer em anos ou até em séculos) que permitem a evolução de um conhecimento.

 

Para exemplificar, temos o caso da Seleção Natural. Logo no prefácio de seu livro “Origem das Espécies”, Charles Darwin cita em quem ele se baseou para a criação do conteúdo do livro, que foi/é considerado como um dos mais influentes da história. Darwin continuou um conhecimento que começou antes dele, assim como, anos depois de sua morte, também foi continuado o que ajudou a gerar. Um exemplo que ajudou a formar bases mais sólidas para a seleção natural foram os estudos em Genética, que ampliaram-se do século XX até o XXI.

 

Muitos consideram que a Seleção Natural é apenas de Darwin, “que foi um gênio em criar a teoria do nada”, mas se enganam, pois foi um conjunto de conhecimentos advindos de diversos autores que fizeram com que a seleção natural se tornasse tão “forte” quanto é hoje.

 

Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.

Bons estudos.

Perguntas interessantes