Após a leitura dos fragmentos de Morin e de Diniz e Guilhem disponíveis no EVA, assinale os dois conceitos que são objeto de estudo em ambos os textos:
A) ética.
B) naturalismo.
C) autopropeção.
D) veracidade.
E) responsabilidade.
Soluções para a tarefa
Os dois conceitos que são objeto de estudo em ambos os textos:
A) ética
E) responsabilidade.
O texto de Morin, traz reflexões conceituais sobre a ética na pesquisa científica, que como fazer político, requerem amplo questionamento das responsabilidades que incidem sobre as necessidades científicas e as decisões da ciência, quanto aos procedimentos.
"A responsabilidade do pesquisador perante a sociedade e o homem:
A dificuldade de conhecer cientificamente a ciência cresce com o caráter paradoxal desse conhecimento:
. Progresso inaudito dos conhecimentos correlativos ao progresso incrível da ignorância.
. Progresso dos aspectos benéficos do conhecimento científico correlativo ao progresso de seus caracteres nocivos e mortíferos.
. Progresso crescente dos poderes da ciência e impotência crescente dos cientistas na sociedade em relação aos próprios poderes da ciência."
O texto de Debora Diniz e Dirce Guilhem, traz relatos concretos de experimentos, cujas validades políticas e geográficas, desfazem o significado de coerência científica, que objeta a evolução da humanidade, revelando outrossim, a falta de eticidade nas resoluções científicas e no papel do cientista.
"A história recente das pesquisas internacionais demonstrou que é preciso muita cautela na realização de determinados estudos. A fragilidade em que se encontram algumas das populações de países considerados pobres e em desenvolvimento pode permitir que estudos considerados inaceitáveis em países desenvolvidos sejam realizados em locais menos favorecidos, o que se denomina como duplo standard em pesquisa."
Bons estudos!