Após a leitura do texto abaixo responda as questoes 31 e 32 sobre o metodo socratico O interesse filosófico de Sócrates volta-se para o mundo humano, espiritual, com finalidades práticas, morais (valores bons e ações más). O unico conhecimento possível e útil é o conhecimento prático, e dirigido para os valores universais, não particulares. Vale dizer que o agir humano - bem como o conhecer humano - se baseia em normas objetivas e transcendentes à experiência. O fim da filosofia é a moral; no entanto, para realizar o próprio fim, é mister conhecê-lo; para construir uma ética é necessário uma teoria; no dizer de Sócrates, a gnosiologia deve preceder logicamente a moral. Mas, se o fim da filosofia é prático, o prático depende, por sua vez, totalmente, do teorético, (teoria) no sentido de que o homem tanto opera quanto conhece: virtuoso é o sábio, malvado, o ignorante. O moralismo socrático é equilibrado pelo mais radical intelectualismo, racionalismo, que está contra todo voluntarismo, sentimentalismo, pragmatismo, ativismo. A filosofia socrática, portanto, limita-se à gnosiologia (conhecimento) e à ética, sem metafísica. A gnosiologia (filosofia do conhecimento) de Sócrates, que se concretizava no seu ensinamento dialógico, donde é preciso extraí-la, pode-se esquematicamente resumir nestes pontos fundamentais: ironia, maiêutica. Antes de tudo, cumpre desembaraçar o espírito dos conhecimentos errados, dos preconceitos, das opiniões; este é o momento da ironia, isto é, da crítica. Sócrates, de par com os sofistas( pessoas que vendiam seus conhecimentos), ainda que com finalidade diversa, reivindica a independência da autoridade e da tradição, a favor da reflexão livre e da convicção racional. A seguir será possível realizar o conhecimento verdadeiro, a ciência, mediante a razão. Isto quer dizer que a instrução não deve consistir na imposição de alguem de fora, de um mestre, mas o mestre deve tirá-la da mente da propria pessoa, pela razão, pelo pensamento pelo diálogo que se establece entre o discipulo e o mestre. É a famosa maiêutica de Sócrates, que declara auxiliar os partos do espírito, como sua mãe auxiliava os partos do corpo. Esta interioridade do saber, esta intimidade da ciência – que não é absolutamente subjetivista, mas é a certeza objetiva da própria razão – patenteiam-se no famoso dito socrático"conhece-te a ti mesmo" que, no pensamento de Sócrates, significa precisamente consciência racional de si mesmo, para organizar racionalmente a própria vida. Entretanto, consciência de si mesmo quer dizer, antes de tudo, consciência da própria ignorância inicial e, portanto, necessidade de superá-la pela aquisição da ciência. Esta ignorância não é, por conseguinte, ceticismo sistemático, mas apenas metódico, um poderoso impulso para o saber, embora o pensamento socrático fique, de fato, no agnosticismo filosófico por falta de uma metafísica, pois, Sócrates achou apenas a forma conceptual da ciência, não o seu conteúdo. I. tornava o interlocutor um mestre na argumentação sofistica. II. levava o interlocutor a consciência que seu saber era baseado em reflexões, cujos conteúdos era repletos de conceitos vagos e imprecisos. III. levava o interlocutor a produzir ciência, arte e filosofia, a partir da sua própria inteligência. Marque a alternativa CORRETA. (A) Todos os itens estão certos. (B) Os itens II e III estão corretos. (C) Os itens I e III estão errados. (D) Apenas o Item I está certo. (E) Todos estão errados.
Soluções para a tarefa
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A alternativa correta é a (B) Os itens II e III estão corretos.
Os sofistas praticavam a famosa arte de argumentar baseada no dialogo com componentes. Eles usavam viajem de cidade em cidade, como grupos de mestres, para buscar atenção de estudantes com o principal objetivo de cobrar taxas.
Os sofistas acreditavam que os deuses não existiam, mas não negavam completamente a possibilidade de sua existência sendo próximos mais do agnosticismo.
Espero ter ajudado.
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